28 dezembro 2014

Uso excessivo de smartphones e tablets prejudicam o sono

25/12/2014 12h43 - De Portal Benício

Ascom

Hoje em dia é quase impossível imaginar uma pessoa sem um celular, mesmo que seja simples. A cada novo ano que passa, mais e mais pessoas adquirem esse tipo de produto.

Mas segundo uma pesquisa feita na universidade de Harvard, dispositivos como tablet, smartphone ou até mesmo tv, podem trazer complicações para o sono do usuário.

A explicação é bem simples: a tela desses aparelhos inibem uma luz bem clara que em contato com os olhos por muito tempo, informa ao cérebro que ainda é dia.

Quando o usuário termina de usar o dispositivo e vai deitar-se, há uma certa dificuldade para pegar no sono. E no dia seguinte, o mesmo pode levantar-se mal humorado, pois o processo de sono não foi corretamente processado.

Além desse problema, podem também surgir complicações mais graves como câncer por exemplo.

Segundo o âncora da pesquisa Charles Czeisler, é preciso que o usuário não use smartphones ou tablets 4 horas antes de dormir, só assim o processo de sono ocorre naturalmente.

Hoje em dia por exemplo, crianças pedem aos pais tablets ou smartphones de presente. Foi-se o tempo em que bonecas e carrinhos de controle remoto eram a preferência dos pequenos.

E isso é um problema gravíssimo, visto que os problemas em crianças e adolescentes podem ter uma proporção ainda maior. Pois o fato do organismo deles estarem em processo de desenvolvimento, pode agravar ainda mais o surgimento de complicações imediatas ou futuras.

Fica aí a alerta para você que possui um smartphone, tablet, tv ou pc. Saiba mesclar o tempo certo e programe-se para usar o seu dispositivo um tempinho antes de ir dormir; até porque a saúde é o nosso maior patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.