28 dezembro 2014

11 instituições de ensino superior do Tocantins estão entre as piores do Brasil, aponta MEC

ESTADO

Revista Exame

O ranking foi repercutido neste feriado de Natal pela revista Exame.

  - De O Girassol

O que Unitins, Unirg, Fiesc (Colinas), Faculdade do Bico do Papagaio, ITPAC, Serra do Carmo, Itop e outras quatro instituições de ensino superior do Tocantins (lista completa no link abaixo) têm em comum? Elas estão na lista divulgada pelo Ministério da Educação entre as instituições de menor desempenho no país. O ranking foi repercutido neste feriado de Natal pela revista Exame.

O principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior no Brasil é o Índice Geral de Cursos (IGC). Em uma escala que vai de 1 a 5, o índice leva em conta a situação de cursos de graduação, por meio do Conceito preliminar de Cursos (CPC), e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).

No último ciclo de avaliação, em 2013, o Ministério da Educação (MEC) classificou cursos na área de saúde e os resultados foram divulgados nesta semana no portal do Inep. Cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos pelo Enade. Por isso o IGC tem como base os cursos avaliados nos últimos 3 anos pelo MEC.

As instituições que não conseguem atingir 3 pontos no IGC são consideradas insatisfatórias e entram na mira do MEC, podendo sofrer sanções e medidas para sanar os problemas encontrados pelo ministério. (Fonte: Exame)

Veja a lista completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.