26 outubro 2014

Pesquisa mostra engajamento dos eleitores nas redes sociais

25/10/2014 10h41 - De: Portal Stylo

As propostas de governo não tiveram chance ante a grande repercussão que os ataques e a autopromoção dos candidatos à presidência da república provocaram nas redes sociais. Os dois assuntos tiveram um nível de interação 40% maior dos eleitores em relação aos temas ligados a programas e plataformas políticas. É o que revela o estudo da consultoria Conversion, especializada em internet e negócios digitais, que apurou o total de postagens de cada um dos candidatos entre os dias 17 e 23 de outubro.
 
Das 115 de publicações de Aécio Neves, do PSDB, no período, 72% foram mensagens autopromocionais, 10% de ataques ao adversário e apenas 18% de propostas. O eleitor do tucano interagiu 42% a mais quando o assunto era a autopromoção do candidato do PSDB em comparação com as propostas de governo.
 
Dilma Rousseff, do PT, publicou 260 posts, 126% a mais do que Aécio, e a autopromoção ocupou 62% do conteúdo, enquanto que ataques foram responsáveis por 26% das postagens e apenas 12% de propostas.
 
O comportamento do eleitorado petista na internet seguiu quase a mesma tendência dos seguidores tucanos. Quando o tema é autopromoção, o engajamento foi 36% maior do que em relação aos posts de propostas. E os ataques de Dilma repercutiram 31% a mais.
 
No balanço geral, Aécio Neves apresentou um nível de engajamento de seus eleitores nas redes sociais 32% maior do que sua. Segundo o estudo, a petista obteve um engajamento de 1,96% e Aécio de 2,58%
 
O levantamento da Conversion apurou o total de postagens de cada um dos candidatos no Facebook e cruzou com a média de interações (curtidas e compartilhamentos) de seus eleitores nesta semana. Foi considerado também o número de seguidores de cada fanpage das campanhas.
 
A petista tem cerca de 1,8 milhões de fãs e o tucano mais de 3,2 milhões de usuários conectados em sua fanpage. Dilma postou 260 vezes no período e Aécio fez 115 publicações, uma diferença de 126% a mais para a petista.
 
A candidata do PT obteve uma média de 35 mil curtidas e compartilhamentos por postagem, enquanto que o seu adversário registrou uma média de 84 mil interações por publicação.

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