24 outubro 2014

Escola Nascimento de Moraes recebe o Arte e Cidadania

22/10/2014 09h41 - Atualizado em 22/10/2014 09h41 - De: Tribuna do Tocantins

Última escola a ser beneficiada com o projeto é a Frei Manoel Procópio.


Alunos mostram sua arte através da dança.
IMPERATRIZ -  O Centro de Ensino Nascimento de Moraes recebe nesta quinta-feira (23), a partir das 08h00 o projeto Arte & Cidadania nas Escolas. Situada na Rua Leôncio Pires Dourado, na Praça da Bíblia, o Centro de Ensino tem como gestores, os professores Jacó Muniz, Francisca Parente e Maria Zilda, e é uma das escolas estaduais mais tradicionais de Imperatriz.
            A informação foi prestada pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, o qual, ao lado do juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, coordena o projeto na área de cidadania. Sempre acompanhado dos membros do Comissariado de Justiça, o magistrado ministra palestra de ética e cidadania e motiva os alunos a não abandonarem a escola.
            Zeca Tocantins coordena o momento cultural tocando, cantando e, sobretudo, motivando os alunos a produzirem arte cênica, música, poesia, pintura, fotografia, enfim, a arte nas suas mais diversas manifestações. Nas escolas da zona rural, os pais de alunos acompanham seus filhos e participam da programação ora cantando, ora declamando versos.
            Mantido pela Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, há cinco anos o projeto vem visitando todas as sextas-feiras escolas públicas municipais e estaduais. Para o presidente da FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, o Arte & Cidadania nas Escolas tem sido muito bem recebido e cumprindo seu papel social.
            O juiz Delvan Tavares endossa as palavras de Lucena Filho, ao observar que o projeto não tem compromisso apenas com a arte, a cultura, a educação, enfim. “O projeto tem prestado um relevante papel social, quando levamos às escolas palestras de cidadania e, sobretudo, de motivação no sentido de que os alunos se aprofundem nos estudos”.
            O coordenador geral do projeto Zeca Tocantins lembra que mesmo antes de encerrar a programação deste ano, os gestores escolares estão sendo convidados a comparecerem à sede da Fundação Cultural com o objetivo de realizar seu agendamento para o próximo ano. “Aproveito a oportunidade de agradecer escritores e artistas que integram o projeto”, conclui Zeca Tocantins.
Zeca informou, ainda, que a programação do CE Nascimento de Moraes foi antecipada pára quinta-feira (23), porque o prédio da escola é cedido à Justiça Eleitoral em função das eleições presidenciais que acontecem na próxima sexta-feira (26).  
(Domingos Cezar/ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.