01 fevereiro 2016

Propaganda eleitoral é reduzida em 10 dias na TV; veja as mudanças no TO

 Eleições 2016 - 27/01/2016 - De Poder Tocantinense (Reprodução)

Com o novo calendário, as eleições municipais serão mais curtas. Eleitores têm até 4 de março para fazer recadastramento biométrico.

Divulgação/internet
Com o novo calendário, as eleições municipais serão mais curtas.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV foi reduzido em 10 dias. Antes, o período durava 45 dias, mas agora serão 35. Esta foi uma das mudanças anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins para este ano. Com o novo calendário, as eleições municipais também serão mais curtas. O objetivo é reduzir os custos das campanhas.(Veja a tabela)
DATAS DO NOVO CALENDÁRIO ELEITORAL
Escolha de candidatos20 de julho a 5 de agosto
Registro de CandidaturaAté 15 de agosto
 
Propagando eleitoralA partir de 16 de agosto
Horário eleitora na TV e RádioDe 26 de agosto a 29 de setembro
Em relação aos eleitores, o TRE destacou que eles terão até o dia 4 de março para fazer o recadastramento biométrico. Conforme o órgão, até o momento 93 mil eleitores de 12 zonas eleitorais ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral.
Em relação aos eleitores, o TRE destacou que eles terão até o dia 4 de março para fazer o recadastramento biométrico. Conforme o órgão, até o momento 93 mil eleitores de 12 zonas eleitorais ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral.
"É importante ressaltar que o não comparecimento implicará no cancelamento do título de eleitor, ficando assim impedido de pegar empréstimos em bancos, matricular em instituições públicas, tomar posse em serviço público, dentre outras consequências", alertou a presidente do TRE-TO, Ângela Prudente.
Outra novidade neste ano é o processo de apuração dos votos. Será utilizado o QR code, código que possibilitará ao eleitor conferir os votos de cada urna no fim da votação.
A ferramenta dará maior segurança e transparência eleitoral, afirmou o secretário da Tecnologia da Informação em substituição, Valdenir Junior.
Mudanças foram anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (Foto: Divulgação/TRE-TO)Mudanças foram anunciadas pelo Tribunal
Regional Eleitoral do Tocantins
(Foto: Divulgação/TRE-TO)
A ampliação da participação feminina foi mais uma mudança. Agora, os partidos terão que reservar no mínimo 5% e no máximo 15% do montante do Fundo Partidário para aplicar nas campanhas das candidatas.
O tempo mínimo para propaganda e inserção para elas agora é de 20%. Antes eram apenas 10%.
Os candidatos a prefeito e a vereador poderão gastar até 70% do maior gasto declarado para o cargo em 2012” explicou. Nos municípios com até 10 mil habitantes, as regras também mudaram. O candidato a prefeito poderá gastar até R$ 100 mil reais e o vereador, até R$ 10 mil.
O Tocantins tem 1,12 milhão eleitores. As eleições serão no dia 2 de outubro.
Do G1 TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.