26 fevereiro 2016

Diretorias de Ensino do Bico orientam escolas a responderem à 2ª etapa do Censo Escolar

24 de fevereiro de 2016 - De Folha do Bico (Reprodução)
Todas as escolas de ensino, públicas e particulares, de educação básica do País têm até 1º de abril para coletar informações da 2ª etapa do Censo Escolar de 2015. É necessário informar a situação do aluno referente a 2015, como aprovação, reprovação e abandono. Os responsáveis pelas instituições de ensino devem preencher os dados sobre o rendimento dos estudantes no sistema on-line do Educacenso.

Para orientar as unidades de ensino da rede pública, as Diretorias Regionais de Ensino de Araguatins e Tocantinópolis tem um setor específico do Censo Escolar, com técnicos responsáveis pelo levantamento. Segundo o coordenador do Censo Escolar no Tocantins, Osvaldo Dantas, as instituições que encontrarem alguma dificuldade para acessar o Educacenso devem procurar as Diretorias de Ensino. “Apesar de o sistema ser autoexplicativo e nesta fase serem poucas as variáveis cadastradas, o gestor que tiver dúvidas ou problemas no cadastramento deve procurar a Diretoria Regional de Ensino (DRE) ou a Seduc”, explicou.

Terminada a coleta nacional, os dados preliminares estarão disponíveis para conferência das escolas a partir do dia 15 de abril. Os gestores escolares terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações, caso seja necessário, também no Educacenso.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais nacional, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É a partir das informações coletadas pelo Censo que são formuladas as políticas públicas de educação e executados os programas governamentais da área, além de subsidiar as análises e os estudos sobre as características do ensino básico no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.