29 fevereiro 2016

Correios inicia inscrições para programa Jovem Aprendiz em todo o País

25/02/2016 às 17:14 h - De Araguaína Notícias (Reprodução)
 
Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos
Foto: Divulgação
Começam nesta quinta-feira (25) e vão até 13 de março as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios, que oferecerá quase quatro mil vagas mais cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente via internet, no site dos Correios.

Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital. O Jovem Aprendiz terá direito a jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias; curso de aprendizagem de assistente administrativo realizado no SENAI; salário de R$ 413,33; vale transporte e vale refeição ou alimentação.

Jovem Aprendiz – Implantado em 2010, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o mundo do trabalho.

O destino de frei Manoel Procópio

Em 28/02/2016 por Adalberto Franklin (Reprodução)
 
O PAIZ – Maranhão – quarta-feira, 27 out. 1886
 
Talvez a maior dúvida da história de Imperatriz esteja agora desvendada: o destino de seu fundador, frei Manoel Procópio do Cotação de Maria.
 
Esse carmelita baiano contratado em 1849 pelo governo do Pará como capelão da “Missão do Alto Tocantins”, fundou, em 16 de julho de 1852, a povoação de Santa Teresa, que mais tarde passou a denominar-se Imperatriz, tem desconhecidos até agora seus principais dados biográficos: datas de nascimento e morte; local de falecimento; quanto tempo permaneceu em Imperatriz e que atividades desenvolveu na cidade; e que destino tomou depois de deixar a localidade que fundou.
Vários registros do século XIX que agora encontrei no Almanak do Maranhão e no jornal O Paiz, de São Luís, possibilitam chegar-se a essas respostas.
 
A edição 242 de O Paiz, datada de 27 de outubro de 1886, registra, em sua seção “Noticiário”, à página 2, uma nota lacônica de apenas quatro linhas, sem título: “Faleceu na província da Bahia, o religioso carmelita frei Manoel Procópio do Coração de Maria, na idade de 76 annos”.
 
Assim, fica patente que frei Manoel Procópio nasceu em 1909 ou 1910 e faleceu na Bahia, sua terra natal, em 1886.
Outros documentos informam que o carmelita viveu em Imperatriz até 1879, quando foi nomeado como “vigário encomendado” de Carolina, onde assumiu o lugar do padre Antônio Maia, que falecera. Em 1882, voltou para a Bahia.
Enquanto esteve em Imperatriz, foi proprietário de terras, comerciante e exerceu o cargo de “delegado literário” da instrução pública, comissionado pelo Estado.
 
Essas e outras informações inéditas da história de Imperatriz estarão na edição compacta do meu livro Breve história de Imperatriz, que será publicada nos próximos meses pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). [Adalberto Franklin]
 

Reunião aponta professora Coracy com pré-candidata a prefeita de Sampaio

Reunião aponta professora Coracy com pré-candidata a prefeita de Sampaio

A indicação aconteceu tanto no decorrer quanto após a reunião, realizada no sábado, 20, na residência da professora Coracy de Melo (PT), com a presença de várias pessoas da comunidade e simpatizantes favoráveis à postulação política da líder sindical. “Precisamos eleger alguém que tenha compromisso com a sociedade e possa cuidar verdadeiramente de nossa cidade”, disse a professora Jerusa Martins.

Já o aposentado Pedro Marinho, liderança política local e um dos mais antigo moradores da cidade, disse que o grupo acredita “que com a disposição, compromisso e conhecimento que Coracy tem, a gestão pública de Sampaio será de fato do público para o público”.

Coracy ressalta que seu nome surgiu de maneira natural, sem nenhuma imposição, e que diante da situação pretende construir as alternativas que a população de Sampaio deseja: “Não estou aqui para brincar com a política ou de fazer política, a exercemos com coerência, seriedade e respeito à população que espera do gestor compromisso com as ações públicas”, enfatizou em seu discurso.

Neste período de pré-campanha a petista informa que pretende fazer várias reuniões com diferentes setores da comunidade e com líderes políticos da cidade que possam contribuir com novas propostas políticas.
Site: http://www.vozdobico.com.br/noticia-1459643401-reuniao-apon…

28 fevereiro 2016

SÃO MIGUEL/DIA "D" DO LIVRO DIDÁTICO É REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL BELA VISTA

Em 28/02/2016 - Da Redação


Professoras Maria Elza e Neilde dos Passos abrindo o evento




Pais presentes no Dia "D" do livro didático

A Equipe Escolar da E.E. Bela Vista realizou, conforme programado pela Seduc-TO, o dia "D" do livro didático em 26/02/2016.

O evento foi planejado pelas Coordenadora de Apoio Pedagógico, Professoras Maria Elza e Valdemira Oliveira, as quais montaram os kits com os livros didáticos, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. O trabalho foi desafiador, e só se concretizou graças à parceria realizada pela gestão escolar,  a qual contactou o Prefeito do Município, Senhor Francisco de Sousa Lopes, que disponibilizou um veículo para transportar as obras da Diretoria Regional de Ensino de Araguatins às Instalações da escola, cerca de três mil títulos.

Da mesma forma, o trabalho em equipe realizado por professores, coordenadores pedagógicos, pessoal de apoio administrativo efetivou a acomodação e o pronto atendimentos de pais e responsáveis sem aglomerações em filas, os quais compareceram nas primeiras horas da manhã para receberem os livros didáticos, tão importantes ao processo de ensino.

A recomendação é que os livros didáticos sejam identificados, encampados e utilizados diariamente pelos escolares, o que assegurará seu aprendizado e o de demais alunos nos anos seguintes.

Confira imagens do evento:
Pais chegam à escola bem cedo para receberem livros dos filhos
 

Pais chegam à escola bem cedo para receberem livros dos filhos

 

 Pais chegam à escola antes do horário programado - pontualidade



Professora Maria Arlete entregando livros aos pais



 Professora Izabel Cristina entregando livros na Biblioteca (Auxiliada pelas servidoras de apoio administrativo Maria do Desterro, Maria de Jesus e Záira




Servidoras de apoio administrativo Maria do Desterro e Maria de Jesus auxiliando na distribuição dos livros didáticos

 
 Professoras Márcia Rejane e Marilene Ferreira entregando livros didáticos



 Professores Damásia e James entregando títulos

 
 Aila Franco - Coordenadora de Apoio ao Escolar (atrás) - e servidoras de apoio administrativo: Regina, Irismar, Maria de Jesus, Zária e Maria do Desterro - integração


 Professora Francisco e Equipe de Apoio ao Estudante


Professora Neilde dos Passos e Professor Francisco com as servidoras de apoio administrativo da E.E. Bela Vista - equipe


Professora Neilde dos Passos conversando com mãe



Servidor Cícero - servidor de apoio administrativo auxiliando no dia D


Professora Socorro entregando livros didáticos


MPF registra 1,5 mi de assinaturas em apoio a projeto anticorrupção

25/02/2016 - 16h35m - De Tocantins Hoje (Reprodução) Agência Brasil/Daniel Mello  
 
Agência Brasil/Valter Campanato
Iniciativa do MPF é baseada em dez pontos de alteração da legislação atual
Iniciativa do MPF é baseada em dez pontos de alteração da legislação atual
 
São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta quinta-feira (25) a coleta mais de 1,5 milhão de assinaturas para o projeto lei de combate à corrupção. A inciativa do órgão é baseada em dez pontos de alteração da legislação atual, entre eles o aumento de penas para crimes relacionados com a corrupção e a criminalização das doações não declaradas em campanhas eleitorais. A proposta deverá ser enviada ao Congresso Nacional em meados de abril.

“A ideia é apresentar esse conjunto de assinaturas ao Congresso com o pleito de instalação de uma comissão para apreciação dasa propostas. Sabemos que já existem vários projetos de lei com escopos similares ou até mesmo com o mesmo teor. Portanto, nossa expectativa é de que tudo seja aglutinado de forma que a Câmara e o Senado possam se debruçar sobre eles”, informou o subprocurador-geral da República, Nicolau Dino.

De acordo com o procurador Deltan Dallagnol, que integra a força-tarefa que atua na Operação Lava-Jato, a proposta foi endossada por 880 entidades que se empenharam na coleta de assinaturas.

“O que vemos hoje é um movimento da sociedade, de baixo para cima, por mudanças que ansiamos desde que o Brasil é Brasil”, afirmou Dallagnol, durante cerimônia de comemoração do sucesso da campanha de apoio ao projeto.
As entidades que conseguiram maior número de adesões foram homenageadas pelos procuradores. Entre elas, a loja maçônica Grande Oriente de São Paulo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo e os movimentos Política Viva e Vem pra Rua.

Apesar da inciativa ter recebido apoio de grupos favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Dallgnol negou que a campanha tenha ligação partidária. Segundo ele, a corrupção é um problema entranhado no sistema político brasileiro.

“A corrupção não é um problema do partido A ou B, do governo A ou B. A corrupção é um problema endêmico, estrutural e sistêmico que vem de séculos”, ressaltou.

Outros pontos previstos no projeto são tornar crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos, quando o patrimônio for incompatível com a renda, ainda que não seja possível provar a origem dos recursos, a prisão preventiva para evitar que suspeitos de corrupção ocultem ou dissipem o dinheiro ganho com o crime, além do confisco do patrimônio do condenado por corrupção, sem distinção direta entre os ganhos extraídos exclusivamente do crime e os lucros posteriores.

Japoneses vão investir em agricultura no Matopiba

28/02/2016 09h08 - de Portal Stylo (Reprodução)
 

Brasil e Japão assinam acordo de cooperação, nesta segunda-feira (29), para agricultura e alimentação que vai permitir investimentos dos japoneses na região do Matopiba. Esta nova fronteira agrícola é formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e se destaca pela produção de soja, milho e algodão. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) dará entrevista coletiva à imprensa às 12h35.

A assinatura do acordo será feita durante o “Diálogo Empresarial Brasil-Japão: intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”, em Palmas, na segunda-feira (29), que contará com a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima.

Paralelamente ao diálogo empresarial, haverá uma reunião bilateral sobre assuntos sanitários e fitossanitários. Outra novidade é o anúncio da criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região de Matopiba.

No dia primeiro de março, os japoneses vão visitar empreendimentos do agronegócio (encontro fechado).

Veja aqui a programação completa.

SÃO MIGUEL-TO/ REVISÃO AO CONCURSO MUNICIPAL OCORREU TAMBÉM NO DOMINGO NA ESCOLA ESTADUAL BELA VISTA

Em 28/02/2016 - da Redação
 Professor Francisco ministra revisão de leitura, interpretação textual e gramática
Teve início dia 27/02/16 à 19h e continuou no dia 28/02 na Escola Estadual Bela Vista as aulas de revisão ao concurso do Município de São Miguel do Tocantins.

Idealizado pelos Professor Francisco (Português) e Neilde dos Passos (Matemática) o Projeto Prepara São Miguel visa auxiliar os estudos de candidatos de ensino fundamental e médio que vão  concorrer a uma das vagas do certame, previsto para abril/2016.

As aulas são grátis e não há cobrança de material ou qualquer taxa, como também os professores são voluntários. Não há restrição de cargo, pois são trabalhadas as disciplinas de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação, comuns a vários cargos.

As aulas continuam até a véspera da realização das provas, em 02/04, e  já superaram as expectativas, pois todos os inscritos são trabalhadores, ou desempregados, jovens ou adultos que têm uma rotina exaustiva ao longo da semana e apenas dispõem dos finais de semana para estudar.

No sábado, compareceram cinquenta e cinco alunos, já no domingo cerca de setenta. O que demonstra grande comprometimento dos cursistas, apesar das dificuldades encontradas.

Confira imagens do evento:

 cursistas atentos às explicações e resolução de questões



Jovens buscam uma vaga no serviço público municipal - estudar é o caminho


Brasil tem 1 prefeito retirado do cargo a cada 8 dias pela Justiça Eleitoral

24/02/2016 09h00 - De Ecos do Tocantins (Reprodução)

G1
  Prefeitos cassados (Foto: Arte/G1) Helton Simões Gomes e Thiago Reis
Do G1, em São Paulo

O Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral – uma média de um a cada oito dias. É o que revela um levantamento feito pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além disso, outros 99 também foram cassados, mas se mantêm no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorre em outubro deste ano.
O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.

Motivos

A maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Há também casos de conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568).
O cientista político Malco Camargos, da PUC Minas, diz que esse número tem aumentado eleição após eleição.

“Se por um lado as regras eleitorais têm ficado mais rígidas e as promotorias eleitorais mais atuantes, de outro há uma classe política que ainda não se acostumou a lidar com essa nova forma de atuação das instituições. Isso cria uma necessidade de regulação com o passar do tempo”, afirma.
“Um outro ponto importante é que hoje há uma maior possibilidade de registro de provas com os meios eletrônicos, de gravação. Fica mais fácil obter imagens que revelam práticas não permitidas nas eleições”, diz Camargos.

No levantamento do G1 há casos de prefeitos que passaram mais da metade do mandato cassados, porém mantidos no cargo por recursos judiciais. São Paulo, maior colégio eleitoral do país, possui três prefeitos nessa condição desde 2013.

Se por um lado as regras eleitorais têm ficado mais rígidas e as promotorias eleitorais mais atuantes, de outro há uma classe política que ainda não se acostumou a lidar com essa nova forma de atuação das instituições. Isso cria uma necessidade de regulação com o passar do tempo"

Demora no julgamento

Para Camargos, a demora no julgamento pós-eleição é um dos principais problemas. "O sistema ainda não conseguiu se modernizar para dar conta da celeridade que o processo eleitoral exige", diz.
"Durante as eleições, até há uma rapidez. Durante o mandato, no entanto, a esfera de recursos é muito lenta, o que acaba gerando uma instabilidade.”

São Paulo e Minas Gerais lideram a lista de prefeitos cassados definitivamente: 19 cada um. Outros 13 prefeitos paulistas ainda governam tentando reverter a decisão; em Minas, 12 continuam no cargo à base de liminares e interposição de recursos.

Apenas Acre e Roraima não têm cidades com prefeitos cassados pela Justiça Eleitoral após a eleição de 2012. Parte das cidades teve de realizar uma nova eleição após a cassação. A lei eleitoral diz que a eleição suplementar deve ocorrer caso o cassado tenha recebido mais de 50% dos votos válidos. Caso contrário, o segundo colocado assume automaticamente.

DIVIRTA-SE / A REGRA É CLARA!

Cultura
25/02/2016 10h23 - de Eco do Tocantins (Reprodução)
Enio
 
  A regra é clara 

O deputado estadual Raimundo Macedo, conhecido como “Raimundão Gente Fina”, preparou com antecedência o discurso que faria na inauguração de um hospital em Orós (CE). Além de escrever “ospital”, ele prometia providenciar “um convem com o IMPS”. Um assessor corrigiu o texto e explicou que INPS é a sigla correta. Raimundão não aceitou, alegando que jamais esqueceu uma velha regra gramatical:

- Antes de P e B não se escreve N...

Diário do Poder

Velório e enterro de Chico Rey acontecem neste domingo em Brasília

28/02/2016 09h26 - de Portal Stylo (Reprodução)

O enterro do cantor Francisco Gomes, o Chico Rey da dupla paranaense Chico Rey & Paraná, será neste domingo (28), às 17h, no cemitério de Taguatinga, em Brasília. Antes, o artista será velado a partir das 10h no Centro Cultural Taguaparque. A família não informou à adminstração do cemitério o motivo da alteração da data, que inicialmente foi marcada para este sábado.

O corpo do cantor, que morreu aos 63 anos na tarde desta sexta (26), em Maceió, no Estado do Alagoas, chegou à Brasília na manhã deste sábado.

Chico estava de férias com a família no Nordeste, onde precisou ser internado às pressas no Hospital Vida após uma complicação em uma sessão de hemodiálise. Ele sofreu uma parada cardíaca.

Nos últimos anos, o músico vinha enfrentando um grave e crônico problema renal, chegando ser submetido a um transplante de rim, mas houve rejeição. Em 2013, devido à saúde delicada e em meio à desgastante rotina de hemodiálise, ele foi substituído pelo irmão mais novo da dupla em apresentações.(UOL)

Escola de Gestão oferece cursos em parceria com o TCE/TO

27/02/2016 09h38 - de Portal Stylo (Reprodução)
Cumprindo com o objetivo de promover cursos de capacitação para os servidores públicos municipais, visando à prestação de serviços com eficácia e eficiência à comunidade palmense, a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, por meio da Escola de Gestão Pública de Palmas (EGP),abre inscrições para qualificação a distância em diversas áreas. Os cursos são oferecidos em parceria com o Instituto de Contas 5 de Outubro, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).
 
São ofertados dez cursos que serão ministrados via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem/Moodle (AVEA), através do Programa de Formação de Agentes Públicos do TCE/TO (FORMAP). As vagas são direcionadas aos servidores efetivos ou nomeados, que estejam em pleno exercício.
 
Para se inscrever, o servidor deve acessar o banner da FORMAP no site da Prefeitura de Palmas e se cadastrar. Após o cadastro e acesso ao sistema, o programa de cursos será apresentado e, assim, o servidor poderá efetivar sua inscrição e acompanhar todas as atividades referentes aos cursos inscritos.
 
A carga horária média dos cursos de qualificação oferecidos será de 20 horas. Confira abaixo a relação de capacitações oferecidas.

CURSOS PERÍODO DE INSCRIÇÃO PERÍODO DO CURSO
01 Prestação de contas – FUNDEB
 
05/02 a28/02/2016
ou até o fim das vagas
 29/02 a11/03/2016
02 Controle Social
 
05/02 a28/02/2016
ou até o fim das vagas
29/02 a11/03/2016
03 Instrumento do Planejamento: PPA, LOA e LDO
 
05/02 a28/02/2016
ou até o fim das vagas
29/02 a11/03/2016
04 Excel Básico
 
05/02 a28/02/2016
ou até o fim das vagas
 29/02 a11/03/2016
05 Word Básico
 
 05/02 a28/02/2016
ou até o fim das vagas
 29/02 a11/03/2016
06 Elaboração de Termos de Referência passo-a-passo
 
15/02 a06/03/2016
ou até o fim das vagas
 07/03 a18/03/2016
07 Sistema de Controle Interno – Implantação e atuação
 
14/03 a03/04/2016
ou até o fim das vagas
04/04 a15/04/2016
08 Aquisição de Bens e Serviços e Controle de Almoxarifado
 
14/03 a03/04/2016
ou até o fim das vagas
 04/04 a15/04/2016
09 Transparência e Controle Lei nº 12.527/2011
 
14/03 a03/04/2016
ou até o fim das vagas
04/04 a15/04/2016
10 Contratação de Pessoal na Administração Pública
 
11/04 a01/05/2016
ou até o fim das vagas
 02/05 a13/05/2016


Para mais informações, acesse o edital

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?


Foto de Senado Federal. 
Dê sua opinião a favor ou contra o projeto: bit.ly/1NwQ0q6.

Você pode também buscar e dar sua opinião sobre todos os projetos que estejam em tramitação no Senado e até mesmo dar uma sugestão de uma nova lei no Portal e-Cidadania: www12.senado.gov.br/ecidadania.

Obras de creches e escolas seguem inacabadas no interior do Tocantins

26/02/2016 12h31 - Atualizado em 26/02/2016 16h23 - De G1 Tocantins (Reprodução)
 
Recursos do Governo Federal estão sendo desperdiçados.
Enquanto isso, pais não encontram locais para deixarem os filhos.
Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Facebook
A construção de algumas creches e escolas seguem inacabadas no interior do Tocantins. Os recursos enviados ao estado pelo governo federal estão sendo desperdiçados. Enquanto isso, pais de crianças não encontram locais para deixarem os filhos.

Sem creche para a filha de um ano e três meses, fica difícil para a dona de casa Rosângela Neres arrumar emprego. "Não posso deixá-la sozinha e ela precisa ser bem cuidada."

Rosângela mora em frente a uma creche em Miracema do Tocantins, cidade a 80 km de Palmas. A obra começou há mais de dois anos. Alguns ferros da construção já estão enferrujados, as paredes escuras e as telhas quebradas.
saiba mais
Obras de 33 escolas da rede estadual estão paradas no Tocantins
[VÍDEO] Obras inacabadas em quadras de Palmas continuam causando problemas aos moradores

Em Miranorte, a 100 km da capital, a obra de uma unidade de educação infantil está atrasada há um ano e dois meses. A entrega deveria ter sido feita em dezembro de 2014.

O local foi planejado para ter quatro pavilhões e atender centenas de crianças da cidade. Mas obra está inacabada.

O piso não passou de 'chão batido'. As paredes até foram levantadas, mas estão apenas chapiscadas. As mangueiras de instalação elétrica estão penduradas pelos cantos e os materiais de construção estão espalhados por todo o prédio.
Obras seguem inacabadas no interior do Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O valor inicial previsto para a obra foi de mais de R$ 1 milhão. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Faz nove meses que Edson Alves Fonseca está trabalhando como guarda noturno de uma creche. Ele conta que está com os salários atrasados. "Em nove meses só recebi R$ 2,3 mil e não trabalho de carteira assinada."

Tanto a creche de Miranorte quanto a de Miracema, são do programa Pró-Infância, do governo federal, em parceria com os municípios que devem contratar as empreiteiras e fazer a gestão das obras.

Em todo o Tocantins foram previstas 156 unidades, sendo que 71 obras já teriam sido concluídas, 35 estão em execução, nove estão em fase de planejamento, 23 inacabadas e uma foi cancelada.

O autônomo Luciano Dias também está à espera de uma vaga para a filha de dois anos. "Tem muitos pais que assim como eu também não tem condições de colocar os filhos em outras creches. Precisamos de uma aqui", explica.
 
Na entrada da escola há uma mesagem otimista, mas o portão está fechado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Ensino integral
"Mais uma escola no Tocantins." A mensagem otimista está na placa da obra de uma escola de tempo integral em Miranorte. Mas do lado de dentro da construção o que se vê é matagal, materiais de construção jogados no pátio, salas de aula e laboratórios que não foram concluídos e o portão fechado.

A área onde deveria haver uma quadra esportiva está largada pela metade. O valor total previsto para a construção da escola foi de R$ 3,6 milhões. Dinheiro do governo federal.

"[As obras] começaram em meados de março e o plano de ação é que todas finalizem até o final de 2017", afirma o diretor de obras e infraestrutura da Secretaria de Educação (Seduc), Geovane Alessandro Silva.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação disse que a solicitação foi encaminhada para o setor responsável. Desse setor a TV Anhanguera ainda não obteve resposta.

Estudantes podem aderir a partir de hoje à lista de espera

26/02/2016 11h55 | Atualizado em: 26/02/2016 22h55 - de Portal O Norte (Reprodução)
Divulgação

O prazo para participar da lista vai até segunda-feira (29).

Os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera a partir de hoje (26). A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas nas etapas anteriores. O prazo para participar da lista vai até segunda-feira (29).

Para aderir, basta acessar o site do ProUni e confirmar. Os estudantes serão convocados pelas instituições de acordo com a nota que tiraram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato que não foi selecionado nas chamadas regulares e os pré-selecionados na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção; os que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção; os pré-selecionados na primeira opção de curso, reprovados por não formação de turma.

Pelo ProUni, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Enem. Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. (Fonte: Agência Brasil EBC)