Em 20/03/2015 20:29 - De O Imparcial (Reprodução)
A Associação Comunitária Itaqui/Bacanga e Rede Coroado de Natal darão continuidade ao protocolo de criação do Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Bacanga, com a realização do primeiro abraço ao Rio Bacanga aconteceu nesta sexta-feira (20). Unindos as margens do rio pelas mãos dos moradores da área Itaqui Bacanga e Polo Coroadinho, comunidades localizadas as margens o rio, em comemoração ao Dia Mundial da Água, visando a sensibilização a conservação deste patrimônio natural da cidade.
A ação de impacto social tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da consciência da população sobre a importância do recurso natural para a preservação da vida. Além disso, proporcionar o debate sobre as medidas e as estratégias para a proteção e conservação do Rio Bacanga, assim como os demais recursos hídricos situados na região, afirmou George Pereira, secretário Executivo da ACIB.
A ação, realizada a partir das 16 horas de sexta-feira (dia 20), em toda a extensão lateral esquerda da Barragem do Bacanga, no sentido da Igreja de São Pedro para o Porto do Itaqui, reunirá populares, brigadas mirins e alunos de escolas publicas da rede municipal e estadual. O momento simbólico visa sensibilizar a população de São Luís quanto à importância da preservação da água e o desenvolvimento sustentável da Bacia.
O segundo momento dessa mobilização, o II Fórum Territorial do Bacanga, acontece no dia seguinte (sábado) a partir das 08hs na sede da Acib, em frente á Praça do Anjo da Guarda, contando com a participação dos moradores, empresários, representantes das organizações comunitárias e do poder público, o momento será marcado com o protocolo de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Bacanga que surge com a finalidade de promover a uma melhor gestão dos recursos hídricos da região.
Aprogramação do II Fórum Territorial do Bacanga consta de duas mesas de debates sobre a “Importância estratégica da Bacia do Bacanga no âmbito Sócio Econômico e no âmbito Ambiental para sustentabilidade de São Luis, a Regularização Fundiária e Questões Legais como Atualidades do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga”. As oficinas contarão com a participação de Senhores Ted Lago, Secretário Gustavo Marques, Roberto Furtado, a Professora Doutora Edileia Dutra e os juízes Dr. Douglas Martins e Dra. Luzia Nepomucena e lideranças comunitárias com autoridade sobre o tema discutido, onde abordarão estudos sobre um alerta para os problemas de abastecimento de água em São Luis, devido o péssimo estado de conservação do Rio Bacanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.