21 março 2015

Fique atento para declarar o Imposto de Renda 2015

IRPF// »Receita Federal estabelece 30 de abril como data limite. Cerca de 50 mil declarações já foram entregues no Maranhão


Em 20/03/2015 10:30 Atualização: 20/03/2015 10:00 - De O Imparcial (Reprodução)

Desde o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2015, em 2 de março, mais de 3 milhões de declarações já foram recebidas pela Receita Federal, cerca de 50.000 delas provenientes do Maranhão. 

O procedimento pode ser feito através do Programa Gerador de Declaração (PGD), disponível no site da própria Receita ou, ainda, online. Para isso, é necessário selecionar “Atendimento Digital” no site da Receita Federal. O contribuinte que escolher este método deverá utilizar certificado virtual. 

Segundo a Receita Federal no Maranhão, o erro mais comum ao fazer a declaração é a omissão de rendimentos do titular e seus dependentes. Este erro, aliás, coloca o contribuinte no alvo da “malha fina”, uma espécie de peneira que verifica inconsistências na declaração do imposto. Caso seja comprovada a incoerência, há possibilidade de retificação, mas somente após um determinado tempo, a restituição do contribuinte é deferida.

Entre os principais dados a serem declarados estão: bens, venda de bens, rendimentos dos dependentes (filhos, por exemplo), reformas de imóveis e renda com imóveis alugados.

Quem deve declarar o IR?

Deve declarar Imposto de Renda, residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis (aposentadoria, salário, pensões e dinheiro ganho com prestação de serviço e aluguel) acima de R$ 26.816,55 ao longo 2014.

Deve declarar, também, quem recebeu, no mesmo período, rendimentos isentos, não tributados ou tributados na fonte (rendimento de poupança, seguro desemprego, prêmios de loteria e 13º salário) com soma maior que R$ 40 mil.

O prazo para 30 enviar a declaração à Receita Federal é 30 de abril. A expectativa da Receita é receber 27,5 milhões de inventários este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.