29 março 2015

A ordem é não ficar parado: conheça os 10 melhores exercícios físicos


Camilla Muniz

Há quem diga que não consegue viver sem. Outros sentem preguiça só de pensar neles. Amados ou odiados, exercícios físicos são um dos três pilares da vida saudável, junto com alimentação balanceada e hidratação. Para quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor opção de atividade, especialistas consultados pelo EXTRA bateram o martelo: a caminhada é a que apresenta mais vantagens, por ser aeróbica, de baixo impacto e fácil de ser praticada.
Todo exercício físico usado no combate ao sedentarismo é importante para a homeostase, ou seja, para o funcionamento global do organismo. Qualquer que seja o escolhido, o essencial é praticá-lo com regularidade.
— Quando se para a atividade física, volta-se à situação anterior e passa-se a correr os mesmos riscos que um sedentário. Ser um grande atleta profissional não é garantia de saúde, se depois a pessoa parar de se exercitar — alerta o cirurgião vascular Carlos Eduardo Virgini, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.
Além disso, deve-se sempre consultar um médico antes de começar qualquer exercício, para ter a condição física avaliada e identificar práticas inadequadas, ainda que as contraindicações sejam relativas.

— Contraindicações absolutas só existem para atividades competitivas, quando o organismo funciona no limite ou acima do limite, com cargas de adrenalina em alta. Por isso, o risco é maior — explica o cardiologista e especialista em medicina do exercício Marlon Marques, do Hospital Adventista Silvestre.

Gostar do exercício físico que se pratica e obter prazer com ele também é fundamental para garantir que os benefícios à saúde sejam obtidos. Aqueles que preferem atividades ao ar livre — nesses casos, a interação com o ambiente é uma vantagem, pois trabalha a mente — têm opções como slackline (equilíbrio sobre a corda) e peteca na praia, ensina a cardiologista Isa Bragança, especialista em medicina do esporte e diretora da Cardiomex.

Depois de escolher a atividade mais adequada, é importante optar por roupas confortáveis para a prática física. Vestimentas leves e equipamentos de segurança, além dos calçados ideais, são indispensáveis. Quando o tempo está frio, o uso de agasalhos protege o corpo e evita a aquisição de doenças.

Quanto à alimentação, o personal trainer Léo Rafael, coordenador técnico na Technofit Academia, recomenda a ingestão de carboidratos antes e de proteínas depois dos exercícios físicos.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/a-ordem-nao-ficar-parado-conheca-os-10-melhores-exercicios-fisicos-10437383.html#ixzz3VmxgVivE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.