21 março 2015

92% dos consumidores desconfiam de preços muito baixos na internet

Pesquisa realizada com usuários de sites de compras aponta amadurecimento do consumidor. Maioria conhece e exige direitos na hora de negociar

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Em 20/03/2015 17:25 Atualização: 20/03/2015 17:41 - De O Imparcial (Reprodução)

Com o intuito de medir o comportamento e o conhecimento dos e-consumidores sobre seus direitos, o site Zoom realizou uma pesquisa com 9,2 mil pessoas. Os resultados revelam que os consumidores estão mais conscientes e sabem a importância de comprar apenas em lojas confiáveis. Prova disso é que três de cada quatro pessoas entrevistadas verificam informações, como endereço físico, telefones, e-mails, serviço de atendimento ao consumidor ou CNPJ, antes de efetuar sua compra pela primeira vez. Outros 92% dos pesquisados afirmam desconfiar quando o preço de um produto está muito abaixo do que o praticado pelo mercado.



A maioria dos entrevistados (60%) quando se deparam com ofertas muito discrepantes da realidade, pesquisam se existem reclamações sobre a loja em sites, como o Reclame Aqui. Verificar os comentários de outros consumidores que já compraram na varejista é também um recurso para 58% deles. Checar informações sobre a credibilidade da loja também é uma das alternativas mais procuradas, representada por 54% dos respondentes da pesquisa.

Além de mais informados sobre como se precaver de fraudes nas compras online, as pessoas também estão mais cientes de seus direitos. Na pesquisa, 64% dos entrevistados afirmam conhecer a lei de proteção ao consumidor, representada pelo Decreto 7962/13, que estipula um prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto comprado em uma loja online, para que o cliente possa devolvê-lo e ser ressarcido, mesmo que esse já tenha sido usado ou não apresente defeito.

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