28 março 2015

Aprimoramento no mercado virtual ajuda a otimizar trabalho e atrair clientes

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Em São Luís um curso ensinará como utilizar adequadamente o Instagram e Facebook nos negócios


Em: 27/03/2015 16:12 Atualização: 27/03/2015 14:01 - De O Imparcial (Reprodução)


Uma recente pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week, com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo, apontou que em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de cerca de 6%, em suas receitas no mesmo período.

Com base nesses dados e, em outras análises de campo, têm crescido os cursos voltados para o ensino de técnicas que aumentem as vendas usando as redes sociais como principal ferramenta. Apesar de especialistas não descartarem os tradicionais meios de realização de marketing, levam em consideração a importância de pequenas e médias empresas acompanharem esse desenvolvimento tecnológico.

“Essas mídias sociais tem um grande potencial para atrair mais clientes e gerar mais vendas. As redes sociais têm um "lado" mídia que pouca gente sabe explorar. Queremos pelo menos abrir a cabeça dos empresários quanto a isso, mostrar as táticas que existem e motivar empreendedores nesse ano tão difícil, mostrar que é possível fazer mais com menos e ainda crescer”, explica Caroline Caracas, cofundadora da Marketing Minds, empresa de treinamentos e consultoria empresarial especializada em marketing de negócios, que realizará neste sábado, 28, em parceria com a Plugcitários, o curso “Instagram e Facebook para Negócios”.

Com toda experiência no ramo, a ex - executiva de marketing do Bradesco, Claro e Grupo Sá Cavalcante, será uma das palestrantes.

Do interesse de inserir as empresas de São Luís nas estatísticas de crescimento através do mundo virtual, foi que surgiu o curso. Segundo Caroline Caracas, a capacitação é a chave para usufruir dos benefícios desse mercado. “As pessoas são muito parecidas em qualquer lugar e elas são cada vez mais digitais e isso é irreversível. O que falta é aprender a lidar com essas novas mídias para negócios, com técnicas que trazem resultados concretos, mensuráveis para a sua empresa”, ela afirma. No entanto, ainda existe uma ressalva no que diz respeito a esse investimento. “Ainda estamos criando essa demanda por treinamentos aqui em São Luís. Logo essa parte de capacitação, que é tão fundamental em tempos mais difíceis, pois são as pessoas capacitadas que respondem por 99% de qualquer resultado. Mas é uma realidade que pode ser mudada com muita informação e persistência”, pontua a publicitária. 

Minimizando riscos 

O mercado digital, apesar das suas vantagens, e de ser uma mídia mais barata e ter um incrível poder de segmentação, pode gerar crise para o seu negócio se o trabalho for mal feito, segundo o publicitário, Erickson Monteiro, que também palestrará no curso em São Luís. Erickson acredita que o curso serve para conhecer como aplicar seus investimentos nas ferramentas, e quais são as estratégias e caminhos mais favoráveis quando o assunto é vender sem incomodar o consumidor. Ele começou sua carreira publicitária aos 15 anos, especialista em marketing digital pela ESPM, trabalhou em gerenciamento e planejamento de mídias sociais e passou por seis agências publicitárias.

“No mundo digital, as marcas são literalmente pessoas, então, se a marca fez uma postagem feia, ou boba, é dessa forma que os clientes lembrarão dela. Muitas empresas enfrentam crises que são originadas por postagens mal feitas”, explica Erickson. Outro ponto a ser ressaltado é o fato de não ser necessário um profissional de uma área específica para saber gerenciar mídias sociais. Na visão do publicitário, qualquer pessoa pode fazer esse trabalho, desde que tenha prática e bastante qualificação. “Mas caso, o profissional ache que não terá tempo para se qualificar e praticar o gerenciamento, o que eu indico é a procura por agências de publicidade, consultores de marketing digital ou Social Medias Freelancer”, ele considera.

Em suma, através das mídias sociais, as empresas conseguem encontrar seu público-alvo, trabalhando os mínimos detalhes e deixando a sua página bastante segmentada para o seu real consumidor. “Muitas empresas só criam postagens sobre vendas do seu produto, e esquecem do mais importante, que poderá triplicar as suas vendas de forma indireta, que é o chamado ‘relacionamento’”, completa o publicitário. 

Acompanhe a matéria completa na versão impressa de O Imparcial, aqui

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