10/12/2014 às 21h02 -GUSTAVO ARRUDA / IMIRANTE.COM
- A competição terá início no dia 1º de fevereiro, com a realização de quatro jogos.
SÃO LUÍS – Com a desistência do Sabiá Futebol Clube, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) teve que fazer ajustes no Campeonato Maranhense de 2015 e divulgou, nesta quarta-feira (10), o novo regulamento e a nova tabela do Estadual, através de seu site oficial. Com a confirmação dos nove participantes, o campeonato terá início no dia 1º de fevereiro e a segunda partida da final está confirmada para o dia 5 de maio.
Na rodada de abertura, quatro cidades diferentes receberão os primeiros jogos. O atual campeão Sampaio Corrêa estreia fora de casa, contra o Santa Quitéria, no Estádio Rodrigão, enquanto o vice Moto Club joga diante de sua torcida, no Estádio Castelão, diante do Cordino. O Balsas recebe o Imperatriz no Cazuza Ribeiro e o São José de Ribamar enfrenta o Expressinho, em partida marcada para o Estádio Dario Santos, apesar dos problemas que ainda devem ser resolvidos na casa do Peixe-Pedra. O Araioses folga na primeira rodada e joga pela primeira vez no dia 8, contra o Moto Club, no Cardosão.
Como já era esperado, a última rodada terá como principal atrativo o Superclássico entre Sampaio Corrêa e Moto Club, no dia 5 de abril, no Castelão. Curiosamente, a Federação Maranhense optou por não marcar todos os jogos da última rodada no mesmo dia e mesmo horário, como a maioria das competições pelo país: Expressinho e Balsas se enfrentam no dia 1º e os três duelos do dia 5 acontecerão em horários diferentes.
Representantes do Maranhão na Copa do Nordeste, Sampaio Corrêa e Moto Club tiveram a tabela ajustada para que as datas não coincidam com a competição regional, mas ainda existem duas possibilidades de conflito, que dependem do sucesso dos maranhenses no Nordestão: na oitava rodada, marcada para o dia 29 de março, está prevista a realização da segunda partida das quartas de final, mesmo dia em que o Bolivão recebe o São José de Ribamar e o Papão encara o Balsas. O primeiro jogo das semifinais do Estadual, por sua vez, será no mesmo dia do segundo confronto das semifinais do Nordestão. Caso Sampaio e Moto cheguem lá, a Federação terá que fazer ajustes.
Regulamento
Os nove clubes participantes jogam entre si, em turno único de nove rodadas, com os quatro melhores times garantindo vaga nas semifinais e os dois times de pior campanha sendo rebaixados para a Segundinha Maranhense. Os dois finalistas serão os representantes maranhenses nas Copas do Nordeste e do Brasil de 2016, com o campeão garantindo vaga na Série D. Se o Sampaio Corrêa faturar o bicampeonato, a vaga na Quarta Divisão ficará com o vice-campeão, já que a Bolívia Querida já disputa a Série B. Em 2016, serão oito clubes participantes: os sete primeiros colocados do Maranhense e o campeão da Segundinha.
Primeira rodada do Campeonato Maranhense
(01.02) Santa Quitéria x Sampaio Corrêa (Rodrigão / Santa Quitéria / 15h45)
(01.02) São José x Expressinho (Dario Santos / São José de Ribamar / 16h)
(01.02) Moto Club x Cordino (Castelão / São Luís / 17h)
(01.02) Balsas x Imperatriz (Cazuza Ribeiro / Balsas / 17h)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.