30 setembro 2014

Homens da Força Nacional começam a atuar nas ruas de São Luís

29 de setembro de 2014 - De: Folha do Bico


Os homens da Força Nacional já estão em atividades na Região Metropolitana de São Luís combatendo a onda de violência que se instalou na cidade, desde a noite de sexta-feira (26), quando deram início ao policiamento nas ruas. Em comboio, eles percorreram as principais avenidas. Pararam carros e revistaram motoristas.

Parte do contingente começou a chegar no fim da tarde a São Luís, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. As primeiras seis viaturas chegaram por volta das 17h à sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Cefap), na BR-135, no bairro Tirirical. A expectativa é de que o novo contingente seja composto por mais de 100 homens. Uma parte desse efetivo ficará instalada no Cefap e a outra nas dependências do estádio do Castelão, na Vila Palmeira.

O aumento do efetivo da Força Nacional em São Luís foi um pedido da Secretaria de Segurança Pública do estado ao Ministério da Justiça, depois que criminosos incendiaram ônibus, atacaram uma revendedora de carros e atiraram no Fórum da cidade de Raposa. Os bandidos ainda incendiaram seis viaturas que estavam em uma garagem da Polícia Civil. A onda de ataques começou no fim de semana passado e durou até segunda-feira.

Além do policiamento ostensivo nas ruas da capital, homens da Força Nacional de Segurança estarão também em atividades na Penitenciária de Pedrinhas, conforme matéria publicada pelo jornal O Estado do Maranhão neste sábado (27). Até o momento, a previsão da permanência desse efetivo no Maranhão é de 30 dias, mas, de acordo com o Ministério da Justiça, poderá ser prorrogada mediante a necessidade do Estado.

A autorização para o envio da tropa federal para o Maranhão foi publicada na quarta-feira (24) no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça interino, Marivaldo de Castro Pereira. Desde essa data, os militares deixaram Brasília em um comboio formado por mais de oito viaturas da Força Nacional.

A decisão de solicitar mais um efetivo da Força Nacional foi tomada pela governadora Roseana Sarney, na segunda-feira (22), em virtude da onda de violência praticada por integrantes de facções criminosas, orientados por internos dos presídios de Pedrinhas. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, os homens da Força Nacional continuarão atuando nos presídios, realizando guarda, revistas, abordagens, entre outros procedimentos, em apoio aos policiais militares do estado e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop). O objetivo de evitar transtornos dentro das unidades prisionais.

A Força Nacional chegou ao Maranhão em outubro de 2013, quando estava especificamente escalada para atuar nas unidades prisionais de Pedrinhas. A governadora Roseana Sarney tinha decretado, no dia 10 de outubro, estado de emergência no sistema prisional maranhense. (G1 MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.