25 setembro 2014

Empossado novo secretário de Justiça e Administração Penitenciária

25/09/2014 14h38 - Atualizado em 25/09/2014 16h26

Defensor público Paulo Rodrigues da Costa substitui Marcos Affonso.

Em seu discurso, defendeu parceria entre poderes para o êxito do trabalho.

Do G1 MA
O defensor público Paulo Rodrigues da Costa tomou posse nesta quinta-feira (25) como o novo secretário estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Ele substitui o delegado Marcos Affonso, que respondia interinamente pela pasta e também é secretário de Segurança Pública do estado.


Durante o breve pronunciamento de posse, de menos de dois minutos, ele destacou o desafio que tem pela frente. "Vou utilizar minha experiência para desenvolver uma nova linha de trabalho. Temos como missão fazer com que cada detento cumpra sua pena dentro da normalidade, visando bem-estar e a segurança tanto da sociedade quanto dos presos. Acredito na parceria entre a Sejap, a Segurança Pública, o Ministério Público e todos os poderes. Isso é fundamental para o sucesso de nosso trabalho. A pretensão é contribuir ainda mais com o sistema penitenciário local, fazendo com que possamos estabelecer o estado de normalidade", disse.

Costa era titular no núcleo de Execução Penal desde 2011. Também presidia o Conselho Penitenciário do Maranhão. O novo secretário assume a pasta em meio a uma crise no sistema penitenciário maranhense. Situação que levou o então secretário da Sejap, Sebastião Uchoa, a entregar o cargo na última quarta-feira. O pedido de demissão ocorreu horas após uma nova fuga no Presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. Um grupo de 13 detentos conseguiu fugir por um túnel.


O Presídio São Luís I é uma das oito unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que também é formado pela Casa de Detenção (Cadet), Centro de Detenção Provisória (CDP), Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), Centro de Triagem (CT), Penitenciária de Pedrinhas  (PP), Presídio São Luís II (PSL II) e Centro de Reeducação e Integração Social das Mulheres Apenadas (Crisma) ou Presídio Feminino (PF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.