04 outubro 2013

LUGAR DE ALUNO É NA ESCOLA DE QUALIDADE

Muito se discute, muito se cobra, muito se tenta mudar, mas a realidade é a mesma: a escola continua a ser um lugar não agradável para alunos, professores, funcionários, pais e outros que nela convivem.

Aos alunos sobram as cobranças, as exigências e as inúmeras atividades, a maioria delas teóricas e distantes de sua realidade pessoal, uma vez que as unidades escolares não são plenamente estruturadas. Não têm laboratórios adequadamente equipados, os quais possibilitem aulas práticas, significativas. Tal situação leva a uma teorização estéril e prejudicial à formação discente, pois o mesmo estuda de modo divergente de sua percepção.

Aos professores restam as inúmeras incumbências de ensinar competências e habilidades, de temas tão diversos que muitos não dominam. Tais como sexualidade, educação de trânsito, diversidade, ética, religião e etc., pois ensinar não é apenas falar sobre, mas sim promover a assimilação de valores, posturas e concepções vida que não se transmitem, mas se deve vivenciar cotidianamente. A situação é que muito se tem investido em recursos tecnológicos, em equipamentos e sistemas de gerenciamento de pessoal e informações e tem-se esquecido da formação e valorização profissional. De tais condições resta suportar o ato de educar, o que leva muitos a adoecerem, desistirem ou mesmo fugirem da sala de aula.


Aos servidores administrativos abundam as inúmeras tarefas, os prazos e chefes, enquanto treinamento em tecnologia e rotinas administrativas faltam, e ainda falta o reconhecimento por sua contribuição ao processo educativo, pois muito ainda se acredita que não contribuem à educação, tal como os professores, coordenadores, orientadores e gestores, o que é equivocado. Pois como diz o grande educador brasileiro, Paulo Freire, ninguém educa ninguém, mas a interação entre seres é que promove a tão sonhada educação.

Aos pais também sobram as cobranças, as exigências e as reclamações quanto à indisciplina ou não aprendizagem de seus filhos, o que os levam a recearem ou temerem o ambiente escolar, deste modo, muitos apenas visitam a escola quando da matrícula, da assinatura de boletins ou mesmo do recebimento de resultado no final do ano letivo.

Por tudo isto, faz-se necessário revolucionar a prática escolar, de tal forma que se promova um ambiente agradável a todos, em que o ensino de qualidade, efetivo, concreto e contextualizado aconteça, pois a vida dos alunos não se adapta os inúmeros conteúdos e teorizações promovidos no universo escolar. Daí é que ocorrem os frequentes esquecimentos das matérias ensinadas, pois não são significativas.


Por Francisco Monteiro

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