31 outubro 2013

Mais de 70 mil estudantes fazem provas do Sistema de Avaliação do Tocantins

30/10/13 11h41 30/10/13 11h52


Unidades escolares com 90% de participação dos alunos nas séries avaliadas automaticamente estarão inscritas na premiação

Foto: Elson Caldas
Os resultados desta última etapa do Salto serão utilizados na avaliação da segunda edição do Prêmio de Valorização da Educação Pública do Tocantins


Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio das redes estadual e municipal participam até quinta-feira, 31, da quarta etapa das provas do Sistema de Avaliação do Tocantins (Salto). Ao todo, 72 mil alunos estão sendo avaliados.



O Salto avalia a qualidade do ensino e aprendizagem da educação básica desde 2011. Em 2013, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realiza quatro etapas avaliativas, por meio dos conteúdos de língua portuguesa, matemática e ciências, com algumas inovações. A primeira etapa diagnóstica aconteceu em abril, a segunda, em agosto, com o questionário contexto. A terceira etapa, em setembro, com avaliação intermediária e finaliza, agora, com a última etapa da avaliação.



Segundo a assessora executiva do Salto, Maria Antônia Almeida Costa, neste ano houve inovação no Salto com a elaboração e execução do plano de articulação em quatro etapas, além de formação para agentes escolares e assessoramento virtual com o Salto Online.



Ainda segundo ela, o Sistema de Avaliação do Tocantins tem mostrado os avanços na educação tocantinense. “Ações realizadas até o presente momento sinaliza que ao fornecer elementos sobre a situação de cada escola, ao acompanhar e assessorar o processo de ensino e aprendizagem constitui-se numa ferramenta imprescindível à reformulação e ao monitoramento de políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação no Estado”, frisou.



Prêmio de valorização da educação
Os resultados desta última etapa do Salto serão utilizados na avaliação da segunda edição do Prêmio de Valorização da Educação Pública do Tocantins, que visa reconhecer os bons desempenhos das unidades escolares, profissionais da educação, e estudantes matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio objetivando estimular a gestão e as práticas educativas, que, direta ou indiretamente, subsidiam a qualidade das aprendizagens, o sucesso dos educandos nas avaliações internas e externas, e ingresso nas instituições de ensino superior.



As unidades escolares com 90% de participação dos alunos nas séries avaliadas automaticamente estarão inscritas no Prêmio, bem como coordenadores regionais de ensino e profissionais da educação. O Prêmio abrange seis categorias: Unidade Educacional; Profissionais da Educação; Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb); Educandos; Profissionais da Educação Municipal; e Técnicos da Seduc.



Para os estudantes, as premiações serão viagens para estudo. Professores, servidores e unidades escolares, poderão ser contemplados com viagens e prêmios de incentivo em dinheiro nos valores que variam de R$ 200 a 10 mil.

Fonte: Conexão Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.