29 outubro 2013

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios deve ser realizada em mais de 150 mil residências

Publicação: 29/10/2013 14:46 Atualização: 29/10/2013 14:57

















Foi iniciada nesta terça-feira (29/10), em todo o Brasil, a coleta da PesquisaNacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, que investiga quesitos como segurança alimentar, acesso da população à TV digital e acesso a internet por aparelho celular. Durante a pesquisa também serão verificados questões relativas a emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, demografia, migração e bens duráveis existentes nos domicílios, entre outros temas, num total de aproximadamente 275 perguntas.

De acordo com o IBGE, mais de 150 mil domicílios nas 27 unidades da federação, serão visitados até o final do mês de dezembro, quando termina a coleta de dados. Uma equipe de aproximadamente 2 mil entrevistadores do Instituto vão visitar as residências selecionadas para a pesquisa. Eles vão utilizar o PDA, um equipamento eletrônico para o registro de dados e crachá de identificação com nome, número de matrícula e foto.

Pela terceira vez, o IBGE realizará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), uma investigação sobre Segurança Alimentar, que permitirá classificar os domicílios do país de acordo com o grau de severidade em que a insegurança alimentar é vivenciada pelos seus moradores. Serão feitas perguntas relacionadas à qualidade e variedade da alimentação; à preocupação de que os alimentos acabem; se algum morador deixou de fazer alguma refeição; se comeu menos do que achou que deveria; se sentiu fome, mas não comeu; e outras, sempre relacionadas à falta de dinheiro para compra alimentos.

Já a pesquisa sobre recepção de sinal digital e TV por assinatura, será feira pela primeira vez. A PNAD vai investigar questões sobre a posse e quantidade de televisores, discriminando se são de tela fina ou tubo, bem como se o domicilio tem TV por assinatura, antena parabólica e recepção de sinal digital nos televisores. Essas informações darão mais subsídios para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pelo Ministério das Comunicações, e o consequente desligamento do sinal analógico de TV aberta, sem causar prejuízos à população. 

Quanto ao acesso a internet por celular será verificado se o domicílio possui tablet, qual o dispositivo que é utilizado para acessar a internet (celular, tablet, computador, TV ou outro equipamento eletrônico) e qual o tipo de conexão utilizada (sinal de rede celular - 3G ou 4G; discada e/ou banda larga). Estas informações vão auxiliar na melhoria do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Ministério das Comunicações.
Os resultados da pesquisa serão divulgados a partir de setembro de 2014.
Na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios o Maranhão apresentou a menor proporção de segurança alimentar (35,4%), o estado ficou entre os demais da região Nordeste que registraram proporções inferiores à media nacional (69,8%). 
O estado também apresentou indicies inferiores no número de pessoas com acesso a internet pelo celular em 2011. O Maranhão apresentou um percentual de (24,1%) ficando na frente do Piauí (24,2%) e Pará (30,7%). 

(O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.