26 outubro 2013

Em Parauapebas, novo campus da Ufra não tem energia elétrica

Postado por Agência Araguaia CAPC em 25 de outubro de 2013 em Pará
Em Parauapebas, no sudeste do estado, osalunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) reclamam que o novo campus universidade, pronto há quatro meses, não pode ser utilizado por falta de energia elétrica.

No Centro Universitáriode Parauapebas (Ceup), estudam 620 alunos da Ufra. O prédio pertence à prefeitura e também abriga discentes de outras universidades públicas e particulares. Segundo os universitários, o local não oferece uma boa estrutura para o aprendizado.

O estudante de engenharia florestal, Caio Alves, reclama da falta de estrutura. “São necessários lugares para aulas práticas, e no Centro nós não temos. Falta também material específico de laboratório. A estrutura em si do Ceup não atende a demanda dos cursos da Ufra”.

No Ceup, existe apenas um laboratório para mais de 600 alunos. Equipamentos e materiais de pesquisa de três cursos estão juntos. Para o estudante de agronomia Paulo Braga, o espaço é muito pequeno. “Tem dias que nós temos dificuldade até de se locomover nesse espaço (do laboratório) porque é pequeno e são poucos equipamentos para a demanda de alunos”.

Para resolver a situação, um novo campus da Ufra está sendo construído e o prédio está em fase de acabamento, mas os três blocos onde ficam as salas de aula e os laboratórios já estão prontos há quatro meses, contudo, os prédios estão sem energia elétrica.

Para atender os cursos de agronomia, zootecnia e engenharia florestal, 16 laboratórios vão funcionar no novo campus. Há quase um ano, a maioria dos equipamentos desses laboratórios foi adquirido, mas devido à falta de energia, muitos ainda continuam nas caixas.

O diretor do campus da Ufra de Parauapebas, Luis Sampaio, conta que fica triste com esta situação. “Muitas pessoas do interior do estado querem ter acesso a uma universidade federal, uma educação gratuita de qualidade e a gente não consegue promover isso para a sociedade, tendo tudo pronto por conta da concessionária de energia que não fornece. É um sentimento de tristeza”.

A rede que levará energia para o campus já foi instalada, mas ainda não funciona. A Celpa informa que já começou a construção de uma nova subestação em Carajás, que será interligada a subestação da transmissora, possibilitando assim a melhora no fornecimento para toda a região, inclusive a ligação da unidade consumidora da Universidade Federal Rural da Amazônia. A conclusão desta subestação está prevista para dezembro deste ano.

Fonte: Folha do Bico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.