25 outubro 2013

REFLEXÕES SOBRE A XIX GINCANA CULTURAL DA ESCOLA ESTADUAL BELA VISTA EM 2013

A XIX Gincana Cultural da Escola Estadual Bela Vista foi realizada nas dependências da escola e num clube local nos dias 18 e 19 de Outubro de 2013 sob o tema Diversidade: respeite as diferenças, porém, o que se viu e viveu foi uma série de práticas que não contribuíram para o alcance do objetivo proposto pelo tema, tendo, por fim um resultado polêmico, o qual resultou na suspensão de um aluno e a expulsão de outro, no final do ano letivo.


Vista frontal da Escola Estadual Bela Vista


Se houver dúvidas, confira-se:

A começar pelo regulamento do evento este expressa totalmente um tom imperativo em sua linguagem, foi elaborado apenas pela equipe gestora, sem a participação dialógica de alunos e funcionário administrativos.

O evento primou pela competição a todo custo ao invés da cooperação, da colaboração e do espírito solidário. Assim, alunos foram levados a disputar pontos a qualquer custo, o que se deu desde a competição entre equipes, entre turmas e até mesmo entre pessoas, pois a cada resultado parcial se viam melhores ou piores, mais competentes ou organizados ou menos.

A natureza pedagógica do evento ficou descaracterizada, pois destacaram-se atitudes, posturas e valores inadequados a tal perspectiva. Como exemplo, houve o culto da beleza física nos desfiles ao longo das tarefas e no desfile final (festa do garoto e garota gincana), as músicas não foram de cunho didático, folclórico ou cultural, mas apenas os sucessos do momento, em que abundam o apelo sensual e a falta de mensagens significativas para a formação das crianças e jovens estudantes.

Os membros da comissão julgadora não foram instruídos com antecedência quanto aos critérios de avaliação das provas, os quais nem deveriam participar de tal processo, pois são professores e funcionários e, querendo ou não, têm vínculos afetivo-emocionais com os alunos, e mesmo que não os tenham, mas, aos olhos dos estudantes, sempre há a suspeita quando o avaliador (professor/servidor) já conhece e convive com os avaliados, despertando-se portanto, questionamentos.

As dúvidas e questionamentos dos alunos participantes não foram satisfatoriamente esclarecidas quanto à avaliação e pontuação das tarefas, o que gerou inúmeros questionamentos e, portanto, seus pontos de vista não foram respeitados, ou seja, a temática ficou apenas no discurso, pois há inúmeras queixas de alunos, professores e da própria comunidade escolar (pais, mães, irmãos e amigos), os quais também contribuíram e participaram do evento, mesmo torcendo.

A escola promoveu festa noturna, com bebida alcoólica, e convidou a todos os seus alunos (crianças, jovens e adultos), com cobrança de ingresso e fora do ambiente escolar – inclusive a venda de ingressos foi tarefa para se obter pontos). Assim se questiona, como pode uma escola incentivar seus educandos a participar de evento noturno não recomendado para os mesmos e, inclusive, proibido pela legislação e normas educacionais?

Como resultado, ficou a insatisfação de muitos – alunos, professores e da comunidade. O que levou alguns alunos a criticarem a comissão organizadora e, inclusive a se excederem, pois não tiveram seus questionamentos adequadamente ouvidos e muito menos considerados, o que resultou na suspensão por cinco dias do aluno Marcelo da Silva (3º ano II do ensino médio) e expulsão de Claudiney Bernardo (2º ano II do ensino médio), ambos do turno noturno. Os quais sofreram tais punições e até o dia 25/10/13 não tiveram os respectivos atos publicados nos murais da escola, como prevê o regimento escolar (por quê?)

Alunos entrevistados afirmaram que solicitaram recontagem de pontos mas não tiveram (até a presente data 25/10/13) tal solicitação atendida, como também, não houve divulgação oficial escrita do resultado final do evento e muito menos dos recursos arrecadados e ainda da destinação de tais recursos. Como resultado ao final do evento apresentou-se apenas verbalmente tal pontuação: 1º lugar - equipe vermelha, 2º lugar equipe verde, 3º lugar equipe laranja 831 pontos e 4º lugar equipe lilás 844 pontos. Qual a matemática aplicada se a última equipe obteve mais pontos do que a penúltima?

Assim, questiona-se: onde ficou a transparência das ações? E o respeito ao próximo? Vários alunos criticaram e ainda criticam a forma como o resultado foi computado e, também, a falta de detalhamento dos critérios avaliativos das tarefas, além da postura do presidente da coordenação da gincana, o qual, ao ser questionado por alunos de que o resultado final estava errado, apenas se levantou, virou as costas e não deu nenhum esclarecimento. Levando inclusive, alunos aos pratos, de indignação, pois constataram que o resultado estava errado. A quem interessa tais atitudes?


10º Fica assim, o questionamento: a quem recorrer, se a comissão organizadora e a comissão julgadora constataram tais contradições, infrações e irregularidades e nada fizeram, mesmo com as diversas contestações de alunos e da comunidade escolar?

Por fim, restam as inúmeras dúvidas, insatisfações e reclamações, as quais demonstram plenamente que os objetivos do evento não foram atendidos, como também, a escola promoveu injustiças e desserviço à comunidade escolar.

Francisco Monteiro
Editor do Info Bela Vista
Pov. Bela Vista – São Miguel do Tocantins 25/10/13



2 comentários:

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