29 outubro 2013

TOCANTINÓPOLIS: Cine Clube da UFT comemora Dia da Animação nesta segunda-feira


O Cineclube da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, organiza nesta segunda-feira, 28, uma programação para marcar o Dia Internacional da Animação. A atividade ocorrerá no Auditório vigilante Adão Ribeiro da Silva, com entrada franca.

O Dia Internacional da Animação é um projeto cultural, sem fins lucrativos, que realiza Mostras anuais de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais, por meio de comemoração, simultaneamente, em 30 países como Brasil, Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito, na forma de intercâmbio das mostras.

O Dia Internacional da Animação é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), e seus membros espalhados por todo Brasil. Em Belém, a programação é organizada pelo Cineclube Arte e Ensaio, projeto coordenado pelas professoras Ana Cláudia Melo, do Curso de Cinema e Audiovisual, e Carmen Silva, do Curso de Museologia, da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA/ICA/FAV).

Selecionados

Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação contou, este ano, com a inscrição de 115 curtas-metragens de animação de vários Estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. No Brasil, ocorrerá, como nos últimos nove anos, no dia 28 de outubro de 2013, em mais de 200 cidades, dentre elas Tocantinópolis. Esta data foi escolhida para a comemoração com a realização das Mostras anuais por alusão à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo, que aconteceu em 28 de outubro de 1892, quando Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. (Com informações de João Batista de Jesus Félix).

Fonte: Folha do Bico Postado por Agência Araguaia CAPC em 28 de outubro de 2013 em Bico do Papagaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.