13 agosto 2016

Cuba faz homenagens aos 90 anos de Fidel Castro em meio a transformações

12/8/2016 às 20h26 (Atualizado em 13/8/2016 às 06h36) - de R7 (Reprodução)
Por toda a Havana se veem cartazes e bandeiras onde está escrito "obrigado, Fidel"
R7 Página Inicial
Homem limpa a porta de sua casa, e na parede a foto de Fidel Castro Reuters

Cuba está abarrotada com homenagens oficiais ao ex-presidente Fidel Castro às vésperas de seu aniversário de 90 anos no sábado, em um momento em que seus simpatizantes e lideranças do país começam a mirar além do legado da figura que fundou o Estado comunista.

Por toda a Havana se veem cartazes e bandeiras onde está escrito "Obrigado, Fidel", e outdoors citam suas frases mais conhecidas, enquanto os meios de comunicação estatais publicam várias histórias sobre o homem que derrotou um ditador apoiado pelos Estados Unidos em 1959 e governou Cuba por quase meio século.

Milhões de pessoas devem assistir aos shows nas ruas durante o fim de semana em honra a Fidel, que é venerado por muitos por ter libertado Cuba da dominação norte-americana e por ter concedido acesso universal gratuito à saúde e educação, mas é odiado por outros por seu prolongado domínio sobre a ilha.

Cuba acusa EUA de abrir suas portas para incentivar imigração ilegal

"Fidel é um exemplo a ser seguido no mundo inteiro. É uma personalidade muito importante por todas as coisas que organizou e fez por nosso país", disse Yoelmis Mengana, um comerciante, enquanto visitava uma exposição de fotos de Fidel no Hotel Nacional de Havana.

As celebrações de seu aniversário remontam a uma época em que "O Comandante" nacionalizou a economia e o governo, mas Cuba mudou desde que o irmão de Fidel, o presidente Raúl Castro, assumiu oficialmente o poder em 2008.

O caçula dos Castro, de 85 anos, promoveu uma distensão com os EUA, "o eterno inimigo", e impulsionou reformas orientadas ao mercado na economia de estilo soviético. Em comentários público, Fidel deu um apoio moderado a seu irmão.

(Por Sarah Marsh; reportagem adicional por Nelson Acosta)
Copyright Thomson Reuters 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.