09 agosto 2016

Servidores públicos estaduais iniciam greve nesta terça-feira, 9

TOCANTINS

Profissionais da Saúde, Educação e de outras categorias paralisam serviços; concentração em Palmas será em frente à SECAD
08/08/16 17:09 | Atualizado em: 08/08/16 17:09  - de Portal Stylo (Reprodução)
Os servidores públicos estaduais do Poder Executivo deflagram greve por tempo indeterminando a partir desta terça-feira, 9. A categoria cobra o pagamento da data-base e representada pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) aprovou por unanimidade a deflagração da greve, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada em Palmas, no último dia 05.

A greve afetará inúmeros serviços públicos e também será seguida pelos profissionais da saúde, da educação e de outras categorias de servidores, conforme deliberações do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO). Do quadro de servidores representados pelo SISEPE-TO, são 12 mil servidores que podem aderir à greve.

Segundo o Sisepe, a greve acontece após exaustivas tentativas de negociação entre os Sindicatos representantes dos servidores do Poder Executivo e o Governo do Estado. Os servidores reivindicam o pagamento dos retroativos da data-base 2015, além da implantação do índice de 9,8307% referente à data-base 2016. De acordo o sindicato, o Governo do Tocantins foi comunicado oficialmente a respeito do movimento grevista, ainda na sexta-feira, dia 05 de agosto.

Concentrações

Neste ano, haverá concentrações organizadas nas seguintes cidades: Palmas, Miracema, Miranorte, Paraíso, Pedro Afonso, Guaraí, Porto Nacional, Natividade, Ponte Alta do Tocantins, Colinas, Araguaína, Xambioá, Tocantinópolis, Araguatins, Augustinópolis, Gurupi, Alvorada, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Arraias, Dianópolis e Taguatinga. Ou seja, os servidores públicos dessas cidades não vão ficar nos órgãos; eles devem se dirigir para os locais de concentração, onde assinarão a lista de reqüência da greve todos os dias e poderão participar também das deliberações sobre as atividades diárias.
 
Em Palmas, todos os servidores devem ir para a concentração em frente à Secretaria da Administração (SECAD), na Praça dos Girassois, a partir das 8 horas. Em cada dia de greve, os servidores precisam assinar a lista de frequência fornecida pelo Sindicato.

Serviços afetados

O SISEPE-TO informa que a greve coordenada pelo Sindicato afetará os seguintes serviços prestados à população: a emissão de guia de transporte de animal – GTA; emissão de documentos de veículos; emissão de documentos fiscais (arrecadação); emissão de licenciamentos ambientais; controle de combate às queimadas; elaboração de projetos de agricultura familiar PRONAF; emissão de CAR – cadastro ambiental rural; emissão de DAP – declaração de aptidão ao agricultor familiar; laudos técnicos de projetos; regulamentação fundiária; fiscalização de indústrias e empresas; fiscalização de transporte terrestre; fiscalização de saneamento; emissão de laudos de produtos destinados à exportação e importação (por exemplo: carne, soja, frutas e outros); não realização de feiras agropecuárias, leilões e a produção de carne nos frigoríficos, uma vez que, os profissionais da área de inspeção e fiscalização do Estado estarão em greve; emissão de carteira de identidade; atendimento do PROCON; atendimento nas unidades do É PRA JÁ; serviços de TI (Tecnologia da Informação); emissão de carteira de trabalho; financiamento fornecido pelo Banco do Empreendedor; cursos de capacitação aos servidores; funcionamento do SIAFEN; atendimento administrativo em hospitais; atendimento administrativo nas delegacias de polícia; emissão de certidões; além da interrupção do atendimento e demais serviços oferecidos pelos diversos órgãos estaduais. (Com informações da Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.