07 outubro 2013

O COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL: NOVOS CAMINHOS?

O combate à corrupção tem se intensificado no Brasil, apesar de colossal atraso. A corrupção na gestão dos recursos públicos é ruim a todos, principalmente, aos menos possuídos porque tira-lhes condições e oportunidades só possíveis através do poder do estado, tais como saúde, educação, trabalho, segurança e a própria dignidade.

Atualmente tem-se registrado diversos casos de denúncias, condenações e prisões de agentes públicos, empresas privadas, entidades, órgãos e organizações e até mesmo altas autoridades por conta de corrupção, antes inimagináveis.

Há muitos pode até chocar tais denúncias, mas mais impactantes é a soma de valores desviados de suas finalidades, talvez por isto que tanto se arrecada e cada vez menos se tem recursos aplicados em setores sociais, uma vez que as licitações são famosas em fraudes das mais diversas ordens, o que tem levado a cada vez maior burocratização e demora em sua realização, penalizando-se assim os cidadãos e servidores que necessitam dos bens e serviços de responsabilidade do estado, que se vê carregado de gestores e empresários organizados em se apropriar do que é público.
Apesar das incontáveis péssimas notícias de corrupção tem-se verificado uma maior fiscalização dos recursos e, consequentemente, punição dos culpados. Assim, é cada vez mais frequente a punição de servidores, vereadores, policiais, delegados, juízes, prefeitos, deputados, senadores e até mesmo presidente da república por conta de corrupção, o que tem feito valer, na prática, a lei para todos.

É notório o esforço de promotores, procuradores, juízes, desembargadores e ministros éticos na denúncia, julgamento e condenação de corruptores e corruptos pegos na prática, como também, é lamentável o quanto a aplicação da lei é falha e morosa no país, o que faz com que muitos se esquivem das condenações e devoluções dos recursos “desviados”.

O Ministério Público tem recentemente solicitado à Justiça aplicação de multas do dobro do valor desviado aos condenados, como também, bloqueio e indisponibilidade dos bens de envolvidos e familiares em tais casos, pois é comum a tentativa de ludibriar a Justiça e o Fisco.


Portanto, apesar da triste história da corrupção no Brasil tem-se trilhado novos caminhos, mais sérios, mais exemplares e mais justos a todos, especialmente aos contribuintes, que tanto pagam impostos e pouco veem a justa aplicação de seus recursos.

Por Francisco Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.