23 novembro 2014

Mostra do Colégio Costa e Silva apresenta diversidade cultural do Tocantins

Presente no evento, a secretária Adriana destacou a importância de se trabalhar a integração disciplinar para potencializar o aprendizado

22/11/2014 14h13m - De surgiu.com.br

Cumprindo agenda de eventos em Gurupi, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, participou na manhã dest e sábado, 22, dasegunda Mostra Cultural do Colégio Estadual Estadual Girassol deTempo Integral Presidente Costa e Silva. A mostra, que neste ano teve como tema Brasil: diversos povos, diferentes culturas, uma só nação, contou com apresentações de dança, música, teatro, além de salas temáticas com os diversos aspectos da cultura tocantinense.

De acordo com a diretora da escola, Maria Luiza Vieira, o objetivo do projeto é trabalhar com os alunos a interdisciplinaridade entre os alunos, com o intuito de fortalecer a cultura tocantinense no meio escolar. “Durante todo o ano, nós trabalhamos os diversos aspectos culturais dos alunos juntamente com as disciplinas da escola. E este evento é a culminância de tudo o que foi desenvolvido neste ano letivo”, explicou.

Presente no evento, a secretária Adriana destacou a importância de se trabalhar a integração disciplinar para potencializar o aprendizado. Para ela, a mostra cultural foi uma demonstração da qualidade do trabalho desenvolvido na unidade escolar. “Eu conheço bem e posso falar com propriedade da capacidade desta equipe em gerir a escola. É muito importante trabalharmos com as crianças de forma interdsciplinar, isso contribui para a melhoria na educação não só em sala de aula, como fora da escola”,completou.

A diretora regional de ensinode Gurupi, Cristina Donato, reforçou a iniciativa como um ponto positivo para o encerramento das atividades no ano letivo. “Hoje praticamente todas as escolas estãofazendo a culminância de projetos interdisciplinares. Isto é trabalhar a educação de forma integral, integrando as disciplinas da grade curricular com os diversos aspectos culturais do nosso Estado”, disse.


Apresentações

 Entre as diversas apresentações que foram realizadas durante a mostra cultural do Costa e Silva, era possível identificar a amplitude cultural que o Tocantins apresenta. Entre catiras, cavalhadas, quebradeiras de coco e devoção ao senhor do Bonfim, o público aplaudiu, cantou e dançou junto com os mais de cem participantes do projeto.

Uma das alunas que se apresentou, Ananda Regina Magalhães Santos participa de um grupo de percussão que mostrou à plateia números de forró, batuques africanos, afoxé. Para ela, participar de um evento destes é muito importante parao enriquecimento cultural dos alunos. “Com a música a gente consegue descobrir muitas culturas do Brasil”,frisou.

Na plateia, o sentimento era o mesmo. Os colegas de escola Wender Costa e Sousa e João Vitor Moura,compartilham a opinião de que trabalhar a  riqueza  cultural do Tocantins ajuda na educação em sala de aula. “É muito bom (a mostra) porque tem teatro, música dança e a gente aprende muito sobre cultura”, disse Wender. “Dá mais vontade de vir para a escola, estudar”,complementou João Vitor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.