29 novembro 2014

Pacientes continuarão tratamento de radioterapia em Imperatriz; quem ainda não iniciou vai para outros centros

29/11/2014 às 19:14 h Por: Araguaína Notícias 
 Foto: Reprodução/Jornal Nacional 
 
Equipamento de radioterapia do HRA está quebrado há três semanas.

Ramila Macedo
Pacientes que lutam contra o câncer e estão sem o tratamento de radioterapia há três semanas em Araguaína podem ter a situação resolvida. Com o único aparelho de radioterapia quebrado desde o início do mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta sexta-feira, 28, que fechou negociação com empresa de Imperatriz (MA) para dar continuidade ao tratamento.
Em nota, a Sesau informou que agora irá formalizar contrato com a Empresa Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer–  e na próxima semana enviará equipe a Imperatriz/MA para organizar local de hospedagem e apoio hospitalar aos pacientes.
Lista de espera
O Estado chegou a fornecer ao MPE uma lista de 125 pacientes que ainda aguardam acesso ao serviço de radioterapia. Para esses que ainda não iniciaram o tratamento, “mas que já estão com os planejamentos prontos poderão ser encaminhados para Barretos/SP ou outros centros de tratamento como Goiânia via Central Nacional de Regulação (CNRAC)” informou a Sesau.
Novo equipamento
A nota diz ainda que "o novo aparelho de radioterapia já foi liberado do porto de Espírito Santo e estará a caminho de Araguaína nos próximos dias". Mesmo com a chegada deste segundo equipamento, ele ficará parado, pois será necessária a construção de uma sala específica para sua instalação.
Sem citar nome, a Sesau informou também que já fechou negociação com uma empresa que irá construir a sala.  Que a mesma está fazendo adequações no projeto e, sem especificar data, logo iniciará as obras.
Entenda
O equipamento de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína interrompeu o tratamento de 75 pessoas. Segundo o MPE, o fato é gravíssimo e pode resultar na evolução do quadro clínico e até mesmo levar a morte de pacientes desassistidos. O problema repercutiu na imprensa nacional no último dia, 23,  quando o Jornal Nacional mostrou o drama de quem depende das sessões de radioterapia para combater o câncer. 
Saiba+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.