José de Ribamar Castro e João Santana são eleitos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão; a posse ocorreu após a sessão
Publicação: 20/11/2014 09:40 - De O Imparcial
O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) elegeu dois juízes para compor a corte da instituição. Os juízes José de Ribamar Castro e João Santana Sousa são os novos desembargadores e foram empossados logo após a sessão plenária, pela presidente Cleonice Freire.
O magistrado José de Ribamar Castro concorreu com onze candidatos, por merecimento. Ele venceu com 1.948 pontos, no critério de merecimento. O magistrado João Santana foi eleito por unanimidade por ter sido candidato único pelo critério de antiguidade.
Além de José Ribamar Castro, outros dois juízes foram mais votados: José Jorge Figueiredo e Tyrone José Silva. Eles obtiveram 1.930 pontos e 1.923, ficando na segunda e terceira colocação respectivamente. Os concorrentes já figuram por duas vezes na lista tríplice de acesso ao Tribunal, o que mais na frente lhes garantirá acesso automático à Corte.
José de Ribamar Castro avaliou positivamente a indicação. “Como a magistratura é uma atividade de carreira, você tem uma alegria muito grande quando consegue alcançar esse ponto máximo. Agora, a gente vê, por outro lado, que a responsabilidade aumenta: quanto maior a atribuição, evidentemente, maior a responsabilidade”, ressaltou.
O magistrado João Santana afirmou que esperou muitos anos pela promoção. “Sempre esperei essa promoção. São 33 anos de magistratura. Acabo de receber da Corregedoria parabéns pela produtividade”, comemorou.
Ao todo, vinte e um membros do Tribunal participaram da sessão que definiu os novos nomes, contando somente com a abstenção do voto do desembargador Joaquim Figueiredo, que deixou de votar pelo critério de merecimento. Joaquim se julgou impedido por ser irmão de um dos candidatos, o juiz Jorge Figueiredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.