27 novembro 2014

Secretário de Saúde não resolve crise e pede exoneração; Governo nomeia o 8º em quatro anos

De: AF Notícias - Da Redação - 25/11/14 10h08

Divulgação
Luiz Antônio pede exoneração. Governador nomeia o 8º secretário da saúde em quatro anos

Da Redação

O resultado de uma crise interminável na saúde pública do Tocantins. No total, sete secretários já passaram pelo comando da pasta desde o início da atual gestão, em 2011. O oitavo foi nomeado nesta segunda-feira (24) pelo governador Sandoval Cardoso no lugar de Luiz Antônio Ferreira, que pediu exoneração após sete meses, alegando "motivos pessoais".

Márcio Carvalho da Silva Correia ficará com a missão de conduzir a saúde até o dia 31 de dezembro. Ele exercia o cargo de Subsecretário para Implantação de Sub-Região Administrativa, da Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública.

Apesar de pedir exoneração, Luiz Antônio, que é cirurgião dentista concursado, ficará lotado no gabinete do secretário, conforme portaria.

Em nota, o ex-gestor agradeceu o governador, os servidores e disse que continuará a trabalhar na Secretaria apoiando o novo secretário e o novo Governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB).

Crise: 8 secretários exonerados

A saúde pública tem sido alvo frequente de denúncias dos órgãos de fiscalização, como os Ministérios Públicos Estadual, Federal e a Defensoria Pública Estadual por causa do desabastecimento constante de medicamentos, falta de materiais para cirurgia e insumos por não pagar fornecedores. Diante da crise, a prisão de Luiz Antônio chegou a ser pedida pelo MPE, MPF e DPE, mas foi negada pela Justiça.

Desde 2011, quando se iniciou o mandato do governador Siqueira Campos, já passaram pelo comando da Sesau oito secretários: Arnaldo Nunes, Raimundo Boi, José Gastão Almada, Nicolau Esteves, Luiz Fernando Freesz, Vanda Paiva, Luiz Antônio e agora Marcio Carvalho.

Seagro

O Secretário da Agricultura e Pecuária, Junior Marzola, também pediu exoneração. Em seu lugar reassumiu Jaime Café, que havia se afastado do cargo para disputar uma vaga de deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.