21 novembro 2014

Médico pede demissão e denuncia descaso com a saúde em Pedreiras

Publicado em: 21/11/2014 - 10:56 - De: Jornal Pequeno

(Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)
O médico Alan Roberto Costa Silva pediu demissão e denunciou o descaso no atendimento de pacientes no Hospital Geral e Maternidade de Pedreiras, a 245 km de São Luís, na região central do Maranhão. A unidade de saúde, uma das principais da cidade, está em reforma.
Em um texto publicado em um blog, o médico diz que presenciou casos que dão exemplo do descaso com a saúde pública na cidade. “Gestantes já com três cesarianas que têm indicação absoluta de ter uma quarta cesariana, ter que esperar, parir normal, porque não tinha soro pra fazer cesariana. Vi pacientes perder membros como pés e pernas por falta de antibióticos básicos, isso em pacientes diabéticos”, relatou Silva.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) tomou conhecimento das denúncias postadas na internet e afirma que não é a primeira vez que relatos do tipo chegam ao órgão. A promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes disse que vai incluir o caso em procedimento instaurado para apurar as denúncias. “Esse procedimento foi baixado na 1ª Promotoria de Justiça, que tem atribuições na área da saúde e nós estamos averiguando situação por situação”, disse.
De acordo com IBGE, Pedreiras tem 39.337 habitantes. A cidade não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o Ministério da Saúde, pacientes com doenças não-tratáveis no município podem pedir o auxílio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que garante ao paciente consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar e cirúrgico, passagens de ida e volta, ajuda de custo para paciente e acompanhante enquanto durar o tratamento. Só que os pacientes reclamam de dificuldade para conseguir o auxílio. “Gasta com passagem, mais a pensão, que não vem no mesmo dia. A pensão é que o negócio. De 40 pra lá, só uma noite com o dia”, diz a comerciante Raimunda Cantanhede.
Obra
O MP-MA diz que também foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a prefeitura transfira os pacientes para outro prédio até que a reforma que está sendo feita no hospital seja concluída. “Falta tudo dentro do hospital. Os médicos tão saindo por falta de medicamento, falta de seringa, essas coisas”, relata a dona de casa Welica Leite.
A obra deveria ter sido concluída em seis meses, mas quatro anos se passaram e o serviço não foi concluído. O MP-MA pediu a quebra de sigilo bancário da conta da reforma do hospital para investigar se houve desvio de rescursos públicos. O valor da obra é R$ 1.033.624,17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.