Apresentado no encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastre, o mapeamento desenvolvido pela equipe do Serviço Geológico do Brasil, foi entregue à coordenadoria municipal de Defesa Civil, que a partir dos dados definirá as ações de prevenção de desastre no município.
Durante o evento, o coordenador municipal de Defesa Civil, Pedro Jaques, agradeceu o envolvimento de todos para que a Semana acontecesse e ainda reforçou a importância de ações para sensibilizar a população sobre o risco de desastres naturais, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de alagamentos e morros.
O coordenador ressaltou ainda que o mapeamento é o respaldo técnico para o município buscar recursos junto ao Governo Federal e dessa forma executar os projetos preventivos. “O mapeamento estava previsto para o segundo o semestre de 2014, mas foi antecipado devido às necessidades apresentadas pelo município”, destaca Pedro Jacques.
A representante do Serviço Geológico Brasileiro, Sheila Teixeira, participou de todos os levantamentos dos dados que compõem o mapeamento. “Constatamos 15 áreas de riscos na cidade, sete delas com relação à inundação e oito à deslizamento. Esse é um trabalho de prevenção, fomos até ao campo para verificar o solo, agora cabe ao município elaborar as melhores ações para solucionar o problema”, disse Sheila.
Segundo Sheila, os dados de Parauapebas já fazem parte do banco de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden) que realiza o trabalho de previsão como, por exemplo, risco de chuvas intensas para o município, eles tentam emitir uma alerta que vai para o Centro de Gerenciamento de Desastre e dessa forma a defesa civil do município será comunicada.
A 1º Semana Nacional de Redução de Desastre de Parauapebas ocorreu no período de 15 a 17 de outubro. Entre as atividades foram apresentadas palestras de prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, e mapeamento de área de risco e atendimento social. O encerramento contou a participação dos alunos do 8º ano da escola municipal Elisaldo Ribeiro, de autoridades municipais e da equipe do Serviço Geológico do Brasil.
Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 21 de outubro de 2013 em Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.