20 outubro 2013

Estudantes intensificam horas de estudo para enfrentar o Enem

Estudantes intensificam horas de estudo com aulas de reforço em cursinhos para enfrentar as provas do famigerado Exame Nacional de Ensino Médico que vai ocorrer na próxima semana



Publicação: 20/10/2013 09:34 Atualização: 20/10/2013 10:04

Os cursinhos pré-vestibulares da capital estão lotados devida a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, 26 e 27 de outubro; e da primeira etapa do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) 2014, dia 3 de novembro. Nesta reta final, orações, promessas, intensificação das horas de estudos são validas para os vestibulandos, mas, para os professores, o importante é manter a calma e fazer uma boa revisão de tudo aquilo que foi absorvido no decorrer do ano.

Apenas no curso Wellington, na Cohab, são mais de 800 alunos que irão fazer as provas do Enem e da Uema. Para concluir o conteúdo de estudo foi necessário aumentar a quantidade de horário e aulas durante o final de semana, inclusive, aos domingos. Como também teve que abrir uma turma somente de revisão dos conteúdos do vestibular que começou desde primeiro de outubro e vai se estender até o próximo dia 24.

Segundo o professor de física Thizé Machado, o aluno precisa agora de um pouco de mais de atenção e dedicação na hora de estudar. Saiba controlar o seu horário de estudo e no máximo 50 minutos de cada disciplina por dia e tendo intervalo entre uma matéria e outra. “A disciplina de Física como vem como muita questão teórica na prova do Enem, então, não é mais ideal decorar fórmulas, mas, saber o que a questão está pedido para o aluno”, comentou.

Mateus Pereira, de 17 anos, que almeja a uma vaga no curso de Administração na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), falou que, no momento, está estudando pela madrugada porque precisa fechar o conteúdo de algumas disciplinas como Matemática, História e Português, ou seja, aquelas consideradas como as básicas.

Elice Silva, de 27 anos, já prestou outros vestibulares anteriores e não conseguiu obter um resultado positivo devido a isso intensificou o seu horário de estudo no decorrer deste ano. “O meu desejo é fazer o curso de Pedagogia e para isso aumentei o meu horário de estudo. Neste mês, estou apenas revisando algumas matérias que fui mal no exame passado”.

O outro cursinho em que as salas estão cheias é o Palavra Exata tanto o da Cohama como do Renascença. A secretária desse curso, Teijanne Santos, disse que nestes últimos dois meses, a procura foi grande, principalmente, pelas aulas de produção textual. No estado, as notas obtidas no Enem serão usadas para seleção de candidatos pela Ufma e pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

GIRO DE PROFISSÕES

Em busca de uma vocação 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 5% dos alunos que entram nas universidades são cientes das suas futuras profissões. Em vista disso, uma parte desses universitários chega a abandonar o curso e outros chegam até mesmo a terminar, mas, não exerce a profissão.

Para mudar esse cenário, algumas escolas do ensino médio ou até mesmo universidades públicas ou privadas estão aplicados o teste vocacional ou abrindo as portas do campo universitário para esses futuros alunos. Ontem, 16, cerca de 1.700 estudantes da capital e de cidades vizinhas participaram do Giro de Profissões, que ocorreu nas dependências da Faculdade Atenas Maranhense (Fama), no Turu.

Primeiramente, esses “futuros universitários” assistiram uma palestra, no auditório Zenira Fiquene, ministrada pelo professor Marin Messier sobre o mercado de trabalho. Logo após, participaram de uma feira em que tiveram acesso informações sobre diversas profissões seja da área educacional como saúde ou técnica.

“Uma das principais dúvidas sobre a Pedagogia é o campo de atuação, pois, muitos pensam que o curso habilita apenas para trabalhar em sala de aula. No momento, trabalhamos como pesquisadores, em hospitais, instituições públicas ou privadas e dentre outros órgãos”, afirmou o universitário Márcio Azevedo, de 28 anos.

Fonte: O Imparcial Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.