24 dezembro 2014

Ministério Público é a instituição mais confiável do país


24/12/2014 às 12:30 h - De Araguaína Notícias

Grande parcela dos entrevistados vincula a atuação do Ministério Público com a justiça, a fiscalização e o combate à corrupção.


Por: Ascom/MPE-TO

 Foto: Divulgação 
 
Fachada do Conselho Nacional do Ministério Público

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, no início de dezembro, os números de uma pesquisa realizada para checar a visão dos brasileiros sobre o Ministério Público (MP). Entre as conclusões do estudo estão que o Ministério Público é a instituição mais confiável do país.

O diagnóstico foi aplicado pela Praxian Business & Marketing Specialists em 348 municípios nas cinco Regiões do Brasil, entre os dias 27 de setembro e 22 de novembro de 2014. Foram ouvidos quase 6 mil entrevistados em todo país. A população possui a percepção de que o CNMP e MP são “muito importantes para a Sociedade”. Grande parcela dos entrevistados vincula a atuação do Ministério Público com a justiça, a fiscalização e o combate à corrupção.

A palavra “fiscalização” foi a mais associada ao Ministério Público, por 8,9% das pessoas entrevistadas. Na região norte este percentual chega a 15%.

Quase 70% dos entrevistados disseram que o MP é muito importante para a sociedade. Um dado preocupante é que apenas 6,8% da população afirma já ter feito algum tipo de denúncia, e destes, menos de 10% procuram o Ministério Público para fazê-lo.

O combate à corrupção é visto pela maioria como área de atuação com maior percepção pela sociedade, com 12,5%. Para a população do Norte país a visibilidade do MP neste campo é ainda maior (15%).

Outra área em que os Ministérios Públicos da Região Norte estão acima da média nacional é o índice de satisfação com a atuação do Parquet. Entre as principais características citadas pelos entrevistados estão agilidade (21,6%) e ética (16%), no Norte e Solução de Problemas (15,7%) e Comprometimento (11%), em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.