05 outubro 2014

Conheça o perfil dos candidatos ao governo do Maranhão

5/10/2014 06h54 - Atualizado em 05/10/2014 06h54

G1 mostra o perfil dos seis candidatos ao governo maranhense.

Mais de quatro milhões de eleitores votam no Maranhão.

Do G1 MA
Seis candidatos concorrem à eleição para governador do Maranhão. São eles: o advogado Flávio Dino (PCdoB), o empresario Lobão Filho (PMDB), o advogado Pedrosa (PSOL), o professor Josivaldo (PCB), o professor Saulo Arangeli (PSTU) e o médico Zeluis Lago (PPL).
Veja abaixo o perfil de cada candidato:
Flávio Dino (PCdoB)
Flávio Dino de Castro e Costa tem 46 anos, é casado e tem três filhos. Natural de São Luís, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde participou de movimento estudantil. Em 1994, foi aprovado em concurso público para juiz federal, cargo que exerceu por até 2006, quando deixou a carreira para entrar na política.
Neste ano, foi eleito deputado federal. Em 2008, candidatou-se a prefeito de São Luís e foi derrotado por João Castelo (PSDB). Em 2010, candidatou-se para governador do Maranhão e perdeu para Roseana Sarney (PMDB). Em 2011, assumiu a presidência da Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), cargou que ocupou até este ano.
Atualmente, Flávio Dino atua como advogado e professor na UFMA. Candidato ao governo do estado pela segunda vez, Dino lidera as pesquisas de intenção de voto com 49%, segundo 3ª pesquisa Ibope divulgada no dia 02 de outubro. O candidato tem como vice Carlos Brandão (PSDB).
Lobão Filho (PMDB)
Edson Lobão Filho tem 50 anos, é casado e tem dois filhos. Natural de Brasília (DF), possui graduação em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). É um dos proprietários do Sitema Difusora de Comunicação, emissora afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Filho do ministro de Minas e Energia, ex-senador e ex-governador do Maranhão Edison Lobão (PMDB), Lobão Filho acompanha a trajetória política do pai. Entre 1990 e 1993, foi secretário de Assuntos Especiais do Maranhão durante o governo estadual de Edison Lobão. É suplente do pai, que foi eleito senador em 2002. Em 2008, assumiu pela primeira vez a vaga no Senado, depois que Edison Lobão deixou o cargo para assumir o Ministério de Minas e Energia durante o governo Lula. Atualmente, ocupa pela segunda vez, desde 2011, o cargo do pai, que deixou o Senado após ser reconduzido à pasta no governo Dilma Roussef.
Candidato a um cargo político pela primeira vez, Lobão Filho é o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto com 38%, segundo 3ª pesquisa Ibope divulgada no dia 02 de outubro. O candidato tem como vice Arnado Melo (PMDB).
Prof. Josivaldo (PCB)

Josivaldo Corrêa Silva tem 47 anos, é casado e tem quatro filhos e dois enteados. Natural de São José de Ribamar, cidade balneárea da Região Metropolitana de São Luís, é especialista em gestão de cidades e graduado em geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atuou no movimento estudantil.

Foi diretor de instituições de ensino médio e de sindicato de trabalhadores. Participou do processo de fundação do Partido Verde (PV) no Maranhão, mas depois filiou-se ao PSB . Em 1988, candidatou-se a vereador de São Luís, mas não se elegeu. Em 2010, candidatou-se a governador do Maranhão, mas não foi eleito nova mente. Atualmente, atua como professor e consultor em gestão de cidades.
Candidato pela segunda vez ao governo do Maranhão, Prof. Josivaldo não pontuou nas pesquisas de intenção de voto do Ibope divulgada no dia 02 de outubro. O candidato tem como vice Francinaldo Leite (PCB).
Saulo Arcangeli (PSTU)
Saulo Arcangeli tem 43 anos, é casado e tem dois filhos. Natural de São Luís, é graduado em ciência da computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atuou no movimento estudantil.
Atualmente, é técnico administrativo do Ministério Público da União (MPU), diretor do sindicato da categoria e professor do Departamento de Matemática e Informática da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Em 2010, foi candidato do PSOL ao governo do Maranhão, mas não foi eleito. Em 2011, filiou-se ao PSTU. Em 2012, foi candidato a vereador, mas não se elegeu.
Candidato pela segunda vez ao governo do Maranhão, Saulo Arcangeli é o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, assim como Luís Pedrosa. Ambos tiveram 1% na 3ª pesquisa Ibope divulgada no dia 02 de outubro. O candidato tem como vice Ana Paula Martins (PSTU).
Pedrosa (PSOL)
Luís Antônio Câmara Pedrosa tem 42 anos, é casado e tem dois filhos. Natural de São Luís, é graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão, onde participou do movimento estudantil, e atualmente atua como advogado.
Como advogado, foi eleito por três mandatos consecutivos como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), onde também presidiu a Comissão de Direitos Humanos. Filiado ao PT, em 2010, deixou o partido pelo PSOL.
Candidato pela primeira vez a um cargo político, Pedrosa é o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, assim como Saulo Arcangeli (SPTU). Ambos têm 1% dos votos válidos, segundo 3ª pesquisa Ibope divulgada no dia 02 de outubro. O candidato tem como vice Prof. Odivio (PSOL).
Zeluis Lago (PPL)
Jose Luis Teixeira do Lago Neto tem 56 anos, é casado e tem uma filha. Natural de São Luís, é graduado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão e pós-graduado em radiologia pelo USP.
Antes de se candidatar ao governo do estado, exercia o cargo de secretário municipal de Orçamento Participativo de São Luís. Em 2002, foi candidato a senador, mas não se elegeu. É irmão do ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT), que faleceu em 2011.
Candidato pela primeira vez ao governo do Maranhão, Zeluis Lago não pontuou na 3ª pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada no dia 02 de outubro. O candidato tem como candidato a vice Claudio Denes (PPL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.