Por Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho.
1 - Foi a presidenta que mais ajudou os pobres em nossa história. Se Lula deu autoestima ao povo e introduziu poderosos mecanismos governamentais de apoio à população mais frágil, Dilma aumentou e consolidou todos os programas existentes. Marina e Aecio podem jurar de pé junto que nunca acabarão com o Bolsa Família. Não acredito. Em política, acredita-se apenas na experiência, jamais em promessas, seja promessa de fazer, seja promessa de não tirar. Não interessa se Marina passou fome ou não. A política brasileira está cheia de políticos que um dia foram muito pobres e traíram o povo governando apenas para os ricos.
2 - Jamais tivemos uma presidenta tão comprometida com a educação. Dilma aprovou 75% do dinheiro do pré-sal para educação (e 25% para saúde) e criou o pronatec, um poderoso curso público técnico, inteiramente gratuito, que ainda fornece refeições e transporte. Mais de 8 milhões de estudantes e trabalhadores foram beneficiados, e poderão exercer funções especializadas nos próximos anos.
3 - Dilma foi a presidenta que mais investiu em Saúde pública. Aprimorou o controle do planos privados e investiu pesado num sistema nacional. Por fim, criou os Mais Médicos, em que enfrentou terríveis resistências corporativas e preconceitos ideológicos e levou milhares de médicos para populações que nunca tinham visto um médico em séculos.
4 - Foi, de longe, a presidenta que mais respeitou a liberdade de imprensa, a liberdade de opiniões e a liberdade de expressão. Seu governo foi diuturnamente massacrado pela mídia, como prova o manchetometro, e nunca se viu Dilma fazer uma queixa. Nunca cogitou sequer processar alguém, apesar da baixaria sistemática da direita (direita que as vezes parece tomar conta das redes sociais) contra sua pessoa. Nunca acusou seus críticos, como faz Marina, de serem "pagos" para a detonarem. A gente sabe que, frequentemente, é exatamente isso que acontece, mas fazer uma acusação coletiva, como faz Marina, é um profundo desrespeito aos cidadãos que se expressam livremente nas redes sociais.
A reeleição de Dilma é garantia de que a liberdade de opinião, inclusive para seus críticos mais radicais, continuará preservada no país. A extrema esquerda de oposição, a direita, os independentes, os antipetistas de todos os matizes poderão continuar a sua luta política com plena liberdade. Não diria isso de Aécio Neves, cujo governo em Minas se caracterizou por um clima de mordaça e truculência contra o jornalismo crítico. Marina também não inspira a mínima confiança. A sua leviandade absurda de afirmar que as pessoas que a criticam recebem "mensanet" indica um profundo desapreço pela liberdade de opinião.
5 - Dilma é garantia de um política externa soberana. Nossa mídia, como se sabe, é totalmente vendida para a direita entreguista e colonizada. O Brasil hoje tem responsabilidades imensas perante o mundo. Reservadamente, sem a notoriedade de Lula, Dilma fez ainda mais que o ex-presidente: criou o banco dos Brics, instituição que já nasceu maior que o FMI e o Banco Mundial, e que mexeu com a geopolitica mundial, e defendeu a paz no oriente médio e o respeito às decisões da ONU. Dilma jamais defendeu diálogo com terroristas, como acusa a imprensa de direita e seus zumbis, como o pastor Malafaia e Aecio Neves. Dilma defendeu a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que não autorizou bombardeios à Síria. Dilma é uma profunda defensora da paz mundial, bem diferente de Aecio, que é lacaio dos EUA, ou de Marina, representante dos banqueiros e fundações estrangeiras de atuação obscura.
6 - Dilma é garantia de estabilidade econômica, de um lado, e avanços políticos, de outro. É a única candidata cujo governo estará aberto para se discutir a democratização da mídia. Nenhum pais democrático possui uma mídia tão concentrada, tão golpista e tão mau caráter. Com Dilma, poderemos discutir avanços na área sem comprometer um milímetro a liberdade de opinião. Com Dilma também, e só com ela, há chance de se discutir uma reforma política progressista, ousada e popular. Aecio e Marina são vendidos para a Globo e Veja, até por serem fracos politicamente, e a única reforma política que defenderiam seria uma que passasse antes pelo crivo dos barões da mídia.
Há mil outras razões, mas vamos começar por essas seis.
Pela segurança do povo brasileiro e de todos os povos oprimidos do mundo, vote 13 neste domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.