09 outubro 2014

ARAGUATINS: Programa pioneiro sobre aposentadoria do IFTO é apresentado em Congresso Nacional

08/10/2014 - 11h43m - De: Bico 24h



O evento foi promovido pelo Instituto Zanelli – Saúde e Produtividade, em parceria com organizações públicas e privadas, e teve como objetivo desenvolver profissionais para a crescente demanda de orientação ou preparação para aposentadoria, nos diversos setores das atividades de trabalho no Brasil.

No total, foram apresentados três trabalhos sobre o PPA do IFTO no congresso, sendo eles: “Avaliação e educação nutricional para idosos participantes do Programa de Preparação para o Amanhã do Instituto Federal do Tocantins – campus Araguatins”; “Educação financeira na melhor idade: Um estudo dos hábitos dos aposentados da cidade de Araguatins -TO; “Preparando Para o Amanhã: Um relato acerca do programa de preparação para a aposentadoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins”.

De acordo com a psicóloga do campus Araguatins,  Layane Bastos, o programa não poderia ficar de fora do Congresso, pois o PPA foi primeiro programa de preparação para aposentadoria lançado no  estado do Tocantins. O programa foi desenvolvido como piloto no campus Araguatins, e posteriormente expandido para os outros campi do IFTO.
Tiveram trabalhos aprovados no III Congresso Brasileiro de Orientação para Aposentadoria, os servidores: Layane Bastos dos Santos, Lineardo Ferreira de Sampaio Melo, Jucilene Alves dos Santos, Helena da Mata Torres Gomes, todos do campus Araguatins, e Maria Elisa Magalhães Souto Albuquerque Ribeiro e Lívia Fernanda Leal do campus Palmas.
Todos os trabalhos foram publicados em Anais, contribuindo assim, para a crescente produção científica do IFTO.

Programa de Preparação para o Amanhã

Como uma das ações que integra o projeto qualidade de vida dos servidores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi lançado no dia 17 de junho de 2013, no campusAraguatins, o Programa de Preparação para o Amanhã (PPA).
O programa tem como objetivo facilitar o planejamento para a aposentadoria entre os servidores públicos de todos os campi do IFTO,  a partir de uma abordagem multidisciplinar, contribuindo para que esses servidores reflitam e ampliem  sua percepção de futuro na inatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.