A cerimônia de abertura será marcada por homenagens aos maranhenses Chico Coimbra e Antonio Gaspar, Waldecy Vale e Olinda Saul.
Publicação: 24/08/2014 09:55 - O Imparcial
Com apresentação de espetáculos, coreografias, intervenções, presença de grupos, companhias e bailarinos independentes e realização de 16 oficinas, a VIII Semana Maranhense de Dança será aberta nesta segunda-feira (25), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro). A programação, promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo, já faz parte do calendário cultural do estado e acontece até o domingo (31).
A cerimônia de abertura será marcada por homenagens aos maranhenses Chico Coimbra e Antonio Gaspar, Waldecy Vale e Olinda Saul. O estilista dará nome à Sala de Adereçaria e Figurinos. Já o bailarino Gaspar batizará a Sala de Dança. Os dois espaços ganharão placas alusivas à reverência, feita em reconhecimento do trabalho dos dois artistas.
Em seguida, será apresentado o espetáculo “As Canções que você dançou pra mim”, com bailarinos da Focus Companhia de Dança, do Rio de Janeiro. O evento terá presença da secretária de Estado de Cultura, Olga Simão; e do diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão.
“Esta é uma forma que encontramos de agradecer e homenagear o Coimbra e o Gaspar pelo que fizeram pela arte no Maranhão e fora daqui. É nosso reconhecimento a esses dois artistas que tanto fizeram para projetar a arte e a cultura maranhense por tantos anos”, afirmou Brandão.
A coordenação da Semana Maranhense de Dança nesta edição inverteu a execução do projeto que nos sete anos anteriores iniciava sua programação por São Luís e somente após o encerramento seguia com a Caravana da Dança para outros municípios maranhenses. “Neste ano iniciamos pelo interior. A Caravana esteve nos dois últimos fins de semana do mês de julho nas cidades de Fortaleza dos Nogueiras, Carolina, Açailândia, Paço do Lumiar, Ribamar, Bacabal e Cantanhede, realizando oficinas e apresentando espetáculos com participação de 5 grupos de dança e 15 bailarinos independentes”, informou Abelardo Teles, que divide a coordenação do evento com a professora de dança Eliane Propp.
A programação da Semana de Dança contará com oficinas e cursos, que acontecerão pela manhã e tarde, em salas do Teatro Arthur Azevedo e nos salões do Espaço Olinda Saul, Grêmio Lítero Português (praça João Lisboa) e Academia Viva Água, voltados para bailarinos (alunos e profissionais), professores de dança, dançarinos e pessoas amantes da arte, ministrados por professores convidados do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Maranhão.
Os espetáculos, coreografias e intervenções serão apresentados nos Teatros Alcione Nazareth, às 18h; João do Vale, às 19h; e no Arthur Azevedo, às 20h. Os ingressos são trocados por um quilo de alimento não perecível, nas bilheterias dos teatros, nos dias dos espetáculos. Foram convidados a participar desta edição espetáculos e coreografias de companhias do Rio de Janeiro, Recife e Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.