29 agosto 2014

MEC autoriza curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Ciência do TO

Fonte: AF Notícias - Da Redação - 29/08/14 14h10
Divulgação
Segundo o MEC a FACIT poderá ofertar 100 vagas anuais para o curso de ADS
Segundo o MEC a FACIT poderá ofertar 100 vagas anuais para o curso de ADS
No próximo Vestibular da FACIT- Faculdade de Ciências do Tocantins, em Araguaína (TO), previsto para novembro, serão ofertadas vagas para o curso de graduação tecnológica em  Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). O curso já foi autorizado pelo MEC- Ministério da Educação por meio da Portaria nº 536 de 25 de agosto de 2014, publicada no Diário Oficial da União nº 163 de 26 de agosto.

Segundo o MEC a FACIT poderá ofertar 100 vagas anuais para o curso de ADS, que será graduação tecnológica com duração de 2 anos e 6 meses, em um total de cinco períodos. A carga horária do curso é de 2390 horas.

O curso de ADS da FACIT tem por objetivo formar profissionais com domínio do uso da informática e da computação, capacitando os estudantes, por meio de um itinerário formativo interdisciplinar e prático, a atuarem na área de TI (Tecnologia da Informação), desenvolvendo as atividades de análise, projeto, desenvolvimento, gerenciamento e implantação de sistemas de informação computacionais direcionados para o mercado de trabalho corporativo.

De acordo com a diretora geral da instituição, professora mestre Angela Maria Silva, a FACIT está cumprindo mais uma vez o seu compromisso de expansão e fortalecimento do ensino superior na região norte, na cidade de Araguaína. “O curso de graduação tecnológica em ADS vem atender a demanda crescente das organizações que têm necessidade de profissionais nesta área”, explicou diretora.

Primeiro curso de graduação na modalidade tecnológica na FACIT, ADS será implantado com um formativo mais compacto, formando técnicos e especialistas em menor tempo e custo. “Preparamos-nos para ofertar mais este curso e já nos organizamos para a implantação de outros, conforme o nosso plano de desenvolvimento”, revelou a diretora geral, professora mestre Angela Maria Silva.

Educação Superior

No Brasil, a educação superior abrange quatro modalidades de cursos e programas: graduação, pós-graduação, extensão e sequenciais (Lei de diretrizes e Bases da Educação, 1996). Dentre os cursos de graduação, encontram-se os cursos de Bacharelado (conferem diplomas de bacharel, ou de título específico referente à profissão, como é o caso do odontólogo), Licenciatura (formação de professores) e Tecnológicos.

Os cursos Tecnológicos, que conferem o diploma de tecnólogo, são cursos superiores de curta duração. Estes cursos já existem em nossa legislação desde 1971 (Lei no 5.692/71 ), tendo sido ratificado pelas Leis Nos 9.131/95 e 9.394/96 e pelo Decreto no 2.406, de 27.11.97, e foi regulamentado pela Portaria Ministerial MEC no 1.647, de 25.11.99.

Conforme a coordenadora geral da FACIT, professora mestre Denyse Mota, o curso de ADS vem de encontro com o novo perfil do mercado de trabalho, no qual, o diferencial de um trabalhador não será mais os anos que passou na faculdade, mas a sua capacidade de transformar os conhecimentos adquiridos em uma faculdade. “Os profissionais poderão transformar conhecimento em competências para criarem soluções para as urgências do mercado laboral. O nosso curso de ADS visa este público que pretende ter uma inserção rápida no mercado de trabalho ou uma progressão na carreira”, destacou a professora mestre Denyse Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.