IMG_0715É muito estranho que a presidente do Sindicato dos Professores de São Luís (SindEducação), Elisabeth Castelo Branco, apareça agora como protagonista do programa eleitoral de um grupo político que destruiu a Educação do Maranhão.
Nos anos de governo da família Sarney e de seus aliados políticos no Maranhão, o estado atingiu índices assustadores no que diz respeito ao tema. O ranking do Enem por escola revelou que das piores unidades de ensino do país, várias estão no Maranhão. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) os estudantes maranhenses também estão entre os piores em Matemática, Ciências e Português. Fruto de décadas de uma administração ineficiente sob todos os aspectos – incluindo a Educação.
E o comando de greve dos professores não se incomoda de aparecer ao lado do grupo Sarney/Lobão?
O candidato Edinho Lobão dedicou um programa eleitoral a criticar a gestão de São Luís, mas vale lembrar que o seu grupo político não tem movido uma palha para ajudar a cidade. São Luís continua a ser, provavelmente, a única cidade do Maranhão que não tem convênio fechado com o governo do Estado.
E como se não bastasse não ajudar, o governo do estado ainda retira, periodicamente, dinheiro dos cofres municipais. Em um ano e oito meses, R$ 40 milhões saíram do município direto para o governo estadual. Dinheiro referente ao convênio feito pelo ex-governador Jackson Lago para a construção dos viadutos do Calhau e da Forquilha. Dinheiro que poderia ser aplicado para ajudar a melhorar a Educação municipal, garantindo melhores condições de trabalho à dedicada categoria de professores.
Estranhíssimo, demais, é fazer isso enquanto fala no programa eleitoral do grupo político que – para usar um termo que o movimento tanto gosta – é um dos maiores traidores da Educação do Maranhão.