25 agosto 2014

Tocantins conclui em tempo recorde integração do Cadastro Ambiental Rural com sistema nacional

25/08/14 - Conexão Tocantins

CAR faz parte do processo de implantação do novo Código Florestal; entre seus objetivos está a regularização das propriedades rurais
Da Redação

Foto: Fernando Alves/Semades
Com integração dos sistemas, validação nacional do registro ganha mais agilidade
O Tocantins anunciou ter concluído em tempo recorde a integração do sistema estadual com o nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em todo o País, apenas os Estados de Minas Gerais e Tocantins concluíram esta etapa. O diretor de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Rubens Brito, disse que, desde o lançamento do CAR no Tocantins, em junho, cerca de 2.500 cadastros foram efetuados.

Na quinta-feira, 21, 404 cadastros já haviam sido validados, segundo balanço da diretoria de Meio Ambiente.De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), a certificação da propriedade emitida pelo CAR só tem validade se for emitida pelo governo federal.

A Seagro informou que, com a integração dos sistemas, a validação nacional do registro ganha mais agilidade. Antes, os produtores registravam a informação sobre a sua propriedade, o cadastro era salvo no sistema, o produtor recebia um código estadual e aguardava o envio para o nacional. Mas, agora, o processo é feito de forma integrada, garantindo no cadastro tanto a validação estadual quanto a nacional. 

 "A procura é muito alta, mas a proposta principal do sistema não são os números, e sim trazer o proprietário rural para o processo de regularização ambiental de sua propriedade, principalmente se tratando da reserva legal e da APP", explicou Britto, acrestando que o proprietário rural que irá registrar sua propriedade através do site, que já está habilitado.

Para Britto, no ponto de vista econômico o sistema só tem a beneficiar os produtores. "Nós costumamos falar que é o 'ganha ganha'. Hoje os bancos só financiam qualquer atividade se o proprietário apresentar o certificado do CAR. Dessa forma, a economia é ligada a parte ambiental", conclui.

O diretor de Meio Ambiente explicou que houve dificuldades durante o inicío da implantação do sistema, pois o procedimento era feito apenas via papel, no Naturatins, e alguns rejeitaram o processo online. "Agora a rejeição é mínima", disse.

CAR
Segundo Britto, o Cadastro Ambiental Rural faz parte do processo de implantação do novo Código Florestal, entre os seus objetivos está a regularização ambiental das propriedades rurais. A Seagro informa que o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.