A
7ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve multa aplicada pelo
Procon/SP à Ambev, devido a uma propaganda da Skol considerada abusiva e
discriminatória às mulheres. Na
peça publicitária "Musa do Verão", veiculada na TV em 2006, é retratado
um processo de clonagem, no qual a respectiva mulher modelo passa a ser
entregue a homens de diversos lugares. A
propaganda trazia a ideia de que se o "cara" que inventou a Skol
tivesse inventado também a musa do verão, ela seria acessível a todos os
homens. O Procon considerou que o comercial colocava a mulher em
posição de "objeto disponível". Questão de gênero Segundo
o relator do recurso, desembargador Luiz Sergio Fernandes de Souza,
neste contexto de mercantilização da mulher, não se pode desconsiderar
as questões de gênero, como pretendido, para dizer que a propaganda
invoca apenas símbolos do verão. "O
argumento da peça publicitária é mais o que infeliz, pois 'coisifica' a
mulher, servindo-a, mediante entrega, para desfrute do consumidor. Em
outras palavras, nela, o gênero feminino transforma-se em objeto de
consumo." Para
o magistrado, houve discriminação do sexo feminino na peça a justificar
a lavratura do auto de infração e a imposição de multa, com fundamento
no artigo 37, § 2º, do CDC. "A
luta pelo espaço igualitário da mulher na sociedade é tema que ganha
cada vez mais força no mundo. No momento em que a sociedade busca
proscrever a ideia de que o gênero feminino é mero objeto de prazer, não
se pode legitimamente sustentar que a valorização da mulher seja vista
apenas como uma bandeira de determinado setor (radical) da sociedade.
Todos estão envolvidos com a superação de estereótipos grosseiros, lugar
comum sempre presente quando o assunto é publicidade." Irresignado
com o mote da peça, o relator destaca que impressiona que, em pleno
século XXI, uma empresa multinacional e multibilionária invista em
campanha abertamente preconceituosa, mas que, "para todos os efeitos",
buscar ser apenas "engraçada". "Não
se trata de exercer o direito de tolerância, tampouco de romper com uma
certa hipocrisia social, na linha do 'politicamente correto', mas de
perceber que a estética feminina, por mais apreciável que seja, não se
confunde com lata de cerveja, produto que as pessoas consomem e depois
jogam fora."
Processo: 0005431-07.2010.8.26.0053
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.