21 junho 2016

Morre Maria Castro, ex-prefeita de Axixá

19/06/2016 12h36 | Atualizado em: 19/06/2016 12h43 - de Voz do Bico (Reprodução)
foto: Álbum de Família

O corpo da ex-prefeita será sepultado nesta segunda-feira,20

Maria Castro Maria Castro de Souza Araújo, 65 anos, ex-prefeita de Axixá, morreu na noite deste sábado, 18, por volta das 11h20min, vítima de câncer, no hospital Osvaldo Cruz, em Palmas. Segundo Zé Limão, vice-prefeito de Axixá e genro da ex-prefeita, ela faleceu cercada pelo familiares que a acompanhara nos últimos dias.

O corpo da ex-prefeita chegou na manhã deste domingo, 19, em Axixá e está sendo velado na residência do vice-prefeito, avenida Elza Leal, no centro da cidade e será sepultado nesta segunda-feira, 20, no cemitério local.

Afilhado político da ex-prefeita, o atual gestou do município, Auri-wulange Ribeiro Jorge, disse lamentar profundamente a morte de Maria Castro. “Um nome relevante no cenário político de nossa cidade. Foi uma líder que soube conduzir, em um tempo em que a mulher tinha pouca ou quase nenhuma expressão política na região, com maestria e altivez o nosso município. Ela deixa com certeza um grande legado e um vácuo na política local”, disse o prefeito, acrescentando que será decretado luto oficial de três dias.

História

Dona Maria, como era tratado pelo povo axixaense, é natural de Pedreiras/MA chegou em Axixá em 1967 junto com o marido Vitaliano Brandão Araújo, que viria a se tornar líder político e prefeito da cidade, eleito em novembro de 1976 e cumprido mandato entre 1977 e 1982.

Maria Castro foi eleita a primeira vez em 1988, tomando posse em 1º de janeiro de 1989, junto com a instalação do estado do Tocantins. Como não havia reeleição, elegeu seu sucessor, Alcindino Carneiro da Costa (Cinda). Em 1996 foi eleita novamente e perdendo a reeleição João de Sousa Lima (João Dólar), que morreu também esta semana com 85 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.