28 junho 2016

Trocando em Miúdo: Dinheiro é principal motivo das brigas conjugais

03:52 Economia, Programetes 28/06/2016 - 02h00 Brasília EBC (Reprodução)
 
Apresentação Eduardo Mamcasz
Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

Dinheiro, para quê dinheiro, ainda mais em época de crise, de desemprego, de carestia e inflação alta? Daí a prosa de hoje. Em cima de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito junto com os Dirigentes Lojistas.

O que tem de mulher brigando com o marido, ou melhor, com o cônjuge, seja de que sexo for. Tudo por causa do dinheiro. Mais do que por ciúme.

Para o educador financeiro José Vignoli, isso desmistifica a ideia de que dinheiro pode ser solução para todos os problemas. 

Acontece que as brigas só acontecem porque este tipo de prosa não é levada antes. José Vignoli diz que as pessoas costumam conversar sobre dinheiro só quando a situação está chegando ao limite, o que deixa o assunto mais pesado.
 
Então vamos saber como está a situação: 37% das mulheres dizem que o dinheiro é o motivo principal das brigas conjugais.  A forma como cada um costuma gastar o dinheiro.

Só para ter uma idéia da gravidade da coisa. Apenas 19,6% das mulheres dizem que as brigas são por causa de ciúmes. Tem mais: três a cada dez mulheres dizem que costumam esconder de seus cônjuges as compras que costumam fazer, muitas delas para uso no lar.

Dá para entender uma coisa dessas? Mas vamos lembrar o seguinte. A mulher, além de trabalhar fora, também é dona de casa, cuida dos filhos, administra o lar e, na maior parte das vezes, não é pelo menos reconhecida.

O educador financeiro José Vignolli sugere que o casal determine uma quantia para que cada um possa usar livremente. 

Então tá.
Inté e Axé.

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.