29 junho 2016

Continua o bloqueio no acesso a Usina de Belo Monte

Na manhã desta quarta-feira, os índios juruna desocuparam o escritório da Norte Energia, em Altamira

Usina Hidrelétrica de Belo Monte Ministério do Planejamento/Creative Commons
Desde terça-feira (28), indígenas impedem a passagem de veículos para a área das obras da Usina de Belo Monte. O trecho internditado fica na BR-230, em Vitória do Xingu, a 27 quilômetros de Altamira, no Pará.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Justiça concedeu liminar em que determina a desobstrução da via em 24 horas. Nesta quarta-feira (29), um oficial de justiça notificou os indígenas.

Na manhã desta quarta-feira, os índios juruna desocuparam o escritório da Norte Energia, em Altamira. O local também havia sido ocupado nesta terça-feira (28). A empresa é responsável pela construção de usina hidrelétrica de Belo Monte.

Os indígenas pedem ampliação dos limites de suas terras para que a comunidade possa ter acesso ao lago do reservatório. Outra reivindicação é o cumprimento da condicionante que garante a atividade produtiva dos povos da região. Além de obras de infraestrutura como a construção de banheiros.

A Norte Energia informou que todas as obras e ações do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena de Belo Monte estão em dia. A empresa disse ainda que desconhece as motivações do protesto e considera novas demandas inoportunas e intempestivas.

O Jornal da Amazônia Segunda Edição desta quarta-feira (29) traz ainda informações sobre o aumento de vendas no setor de turismo do estado do Tocantins. Para atrair o consumidor, as agências oferecem pacotes promocionais e facilidades no pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.