28 julho 2015

Se morrer alguém pode tomar conta do seu Facebook

Em 28/07/2015 Por MARISA PINTO · De PPL Ware (Reprodução)

Nos Estados Unidos esta funcionalidade já era possível mas, agora, toda a Europa poderá nomear algum familiar ou amigo para gerir a sua conta do Facebook caso aconteça alguma coisa como morrer ou ficar incapacitado.

Resta agora… escolher alguém de confiança! 


O Facebook permite agora que escolha uma pessoa, como familiar ou amigo, para gerir a sua conta do Facebook caso lhe aconteça algo grave como morrer ou ficar incapacitado.

Desta forma, o novo gestor poderá aceder à sua conta, sendo-lhe permitidas diversas acções sobre a mesma. 

A nova funcionalidade designa-se “Contacto Legado” ou, no original, Legacy Contact e é bastante fácil de aceder, activar e personalizar. 

Basta ir às Ferramentas > Definições > Segurança > Contacto Legado: 


Após clicar em ‘Editar’ irão surgir-lhe todas as informações e orientações que necessita. Pode depois escolher a pessoa que pretende que seja o seu legado, isto é, que faça a gestão e tome conta da sua conta do Facebook após a sua morte ou outra situação.

A pessoa só será notificada assim que a sua conta se transforme num memorial, isto é, assim que alguém informe o Facebook que morreu, mas poderá optar por lhe enviar uma mensagem assim que a escolha para esse fim.


Assim que morra ou lhe aconteça algo que o incapacite, um botão indicando ‘gerir’, surgirá ao seu contacto legado assim que ele entre no seu perfil.

O seu contacto legado poderá aceder à sua conta, actualizá-la, escrever publicações, alterar a fotografia de perfil e foto de capa e ainda responder a pedidos de amizade.


Poderá ainda optar por permitir que o seu contacto faça download de todo o conteúdo do seu Facebook, contudo este não poderá aceder às suas mensagens privadas.

Caso não pretenda ter nenhum contacto nem ter a sua conta como ‘memorial’, pode optar por pedir que o Facebook a elimine permanentemente depois de ser notificado que faleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.