27 julho 2015

Servidores federais paralisam atividades a partir desta segunda

Em 27/07/2015 08h22 - De Portal Stylo (Reprodução)
O funcionalismo federal, sindicatos e movimentos sociais estiveram reunidos, na sexta-feira (24), no Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Tocantins (SINTSEP-TO), aprovaram paralisação e indicativo de greve para próxima segunda-feira (27). O ato visa unir e intensificar o movimento grevista no Estado do Tocantins, a exemplo do que vem acontecendo no restante do país, 80% do total de servidores do Executivo Federal já aprovaram greve.

Um comunicado da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) informando a decisão da categoria já foi enviado a todos os órgãos competentes, incluindo os ministros de todos os ministérios. A decisão só se reverte caso o governo apresente proposta formal levando em conta o conjunto de demandas apresentadas, sem condicionar o processo de negociações a apenas um item em debate.

A categoria espera que nesse processo o governo leve em consideração também o índice de inflação apontado para este ano e que pode chegar a dois dígitos, em torno de 10%. A preocupação é que a categoria não continue amargando perdas salariais, que no acumulado chegam a mais de 40%, o que na prática significar redução dos salários do funcionalismo federal, afirma Flávio Mota, SINTSEP-TO.

A paralisação acontecerá em vários órgãos públicos na capital. Segundo José de Arimatea, SINTSEP-TO, haverá concentração de servidores e protesto com carro de som em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), carreata até o Ministério do Trabalho (MTE) e finalização do ato na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), acontece paralisação das atividades Fundação Nacional do Índio (FUNAI); participação dos servidores: do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); participação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Colinas e Articulação Camponesa de Luta pela Terra e Defesa dos Territórios; foram convidados servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o ato contará com a participação de representante do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN). Segundo o Maurício Alves, ANDES-SN, os professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão completando 60 dias de greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.