POR NETO CORDEIRO/IMIRANTE.COM - 21/12/2014 às 08h20
Pesquisa foi publicada pelo CAOp-CEAP, no site do MP-MA.
SÃO LUÍS – De janeiro a novembro de 2014, foram contabilizadas na Região Metropolitana de São Luís 832 ocorrências de homicídios e mortes violentas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). A pesquisa foi publicada pelo Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP) em sua página, no site do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).
Relembre casos de grande repercussão:
Este número, porém, não leva em conta casos como resistência seguida de morte (mortes praticadas por policiais em serviço); latrocínio; infanticídio; disparo acidental; mortes não esclarecidas e vítimas de homicídios procedentes de penitenciárias, centros de detenções e delegacias.
A realidade é bem mais dura quando se observa os dados do Ministério Público do Maranhão (MP-MA): 1.110 casos. São considerados neste levantamento mortes por armas de fogo, armas brancas, instrumentos de ação contundente e/ou perfurocortante, esgorjamento, estrangulamento, espancamento e agressão física, que, segundo a metodologia da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), são nominados como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O maior número de ocorrências, de acordo com as duas fontes, foi registrado em novembro, que ficou como o mês mais violento, na capital maranhense, até a data da publicação. Veja os dados no gráfico abaixo:
O Imirante.com mostrou em uma reportagem que, apenas, na primeira quinzena do mês passado foram registrados mais de 50 homicídios dolosos (quando há a intenção de matar), de acordo com a SSP-MA (releia aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.