Publicado em 18-12-2014 11:22:28. - De Idifusora
O Brasil descumpriu as metas estabelecidas para melhorar os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. A única meta cumprida pelo país foi na melhoria do ensino nos primeiros anos de ensino fundamental. É o que aponta a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2014, divulgada nesta ontem ( pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9° ano) ficou em 4,2 no ano passado, quando a meta fixada em 2007 era 4,4. No ensino médio, o Ideb observado pelo IBGE em 2013 foi 3,7, portanto, abaixo dos 3,9 estabelecidos em 2007.
O IBGE notou que as metas foram descumpridas por instituições municipais e estaduais tanto para os anos finais do ensino fundamental quanto para o ensino médio. Apenas as escolas particulares cumpriram as metas.
Já nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1° ao 5º ano) o Ideb observado no país foi de 5,2, superando a meta de 4,9. Escolas municipais, estaduais e particulares cumpriram as metas.
Além disso, o SIS apontou que os estudantes do ensino fundamental regular de 13 a 16 anos de idade que faziam parte dos 20% mais pobres da população possuíam taxa de distorção idade-série 3,3 vezes maior do que a taxa dos 20% mais ricos, fazendo com que o atraso escolar afetasse 54% desses estudantes em 2013. Em 2004, a distância entre essas taxas era 4,3 vezes.
A SIS utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, Censo Demográfico 2 010, a Projeção da População do Brasil por sexo e idade 2013, do IBGE, além de bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.