01 outubro 2014

9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis realiza cerimônias de geração de mídias, de carga e lacração das urnas para as Eleições 2014

30/09/2014 - 11h29m - De: Bico 24h

Redação 

Nesta terça-feira, dia 30, a partir das 8h30, a equipe da 9ª Zona Eleitoral do Tocantins, com sede em Tocantinópolis, presidida pelo Doutor Arióstenis Guimarães Vieira, Juiz Eleitoral, realizará a Cerimônia de Geração de Mídias.
   
Essa cerimônia consiste, basicamente, em uma audiência para a qual são convocados os Partidos Políticos, as Coligações formadas para as Eleições 2014, bem como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para acompanhar os procedimentos da geração das mídias a serem utilizadas nas urnas eletrônicas que serão instaladas nas Seções Eleitorais dos municípios de Aguiarnópolis, Angico, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.
   
Um pendrive e um cartão de memória com formatos personalizados, fabricados especial e exclusivamente para a Justiça Eleitoral, “por encomenda” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que são chamados, respectivamente, de Mídia de Resultado (MR) e flash card (FC), são preparados para ser usados nas urnas eletrônicas nessa audiência.
   
O flash card funciona como um disco rígido (ou HD – hard disk) da urna eletrônica, fazendo, portanto, a urna funcionar e nele são gravados os votos de cada um dos eleitores (sem identifica-los), enquanto que a Mídia de Resultado serve, tão somente, para gravar eletronicamente o Boletim de Urna, ou seja, ao final da votação, quando são impressas as cinco (5) vias obrigatórias dos Boletins de Urna (e uma via do Boletim de Justificativa), a urna eletrônica grava todo o resultado das votações e das justificativas da urna nessa Mídia de Resultado, que depois é levada para ser lida e transmitida por um programa próprio da Justiça Eleitoral que transfere aqueles resultados da urna para os computadores do TRE e do TSE, que se somam aos resultados das outras urnas e, ao final, outros programas do TSE fazem a apuração, a totalização e a divulgação dos resultados.

Na Cerimônia de Geração de Mídias o Cartório Eleitoral transfere os dados de município, zona, seção e seus respectivos eleitores, bem como os de todos os candidatos (inclusive suas fotos) para um (ou mais) flash card, que é chamado de FC de Carga. Também são gerados FCs de Votação, que recebem parte desses dados, e as Mídias de Resultado de Votação, além de outras MRs com aplicativos que podem ser utilizados, por exemplo, em caso necessidade de recuperação de dados da urna.

Já a Cerimônia de Carga e Lacração, que será realizada no dia 2 de outubro de 2014, a partir das 8h30, o Cartório Eleitoral insemina nas urnas eletrônicas todos os dados contidos na FC de Carga (município, zona, seção, eleitores e candidatos), preparando uma urna para cada uma das Mesas Receptoras de Votos das Seções Eleitorais. As urnas eletrônicas sobressalentes são preparadas para servir de contingência (reserva).

Após receber os dados oficiais que deixarão a urna apta para a votação no dia 5 de outubro de 2014, é feito o sorteio de pelo menos uma das urnas para ser auditada (os convocados presentes podem solicitar o sorteio de até três).

Ao final, todas as urnas (as de seção e as de contingência) são lacradas e guardadas para posterior envio aos locais de votação para a montagem das Seções Eleitorais, o que ocorrerá a partir do próximo sábado.

Nessa mesma audiência são preparadas também uma pequena quantidade de urnas de lona, que também são lacradas e ficam prontas para ser utilizadas em caso de defeito irrecuperável de alguma urna eletrônica. Ressalte-se que nas quatro últimas eleições não houve utilização dessas urnas pela 9ª ZE/TO.

A importância dessas audiências públicas está na transparência de cada uma das etapas do processo eleitoral, quando é dada a oportunidade à sociedade de fiscalizar todos os trabalhos das eleições, a começar da preparação dos sistemas, no TSE, até a apuração dos votos pelas Juntas Eleitorais em cada uma das Zonas Eleitorais existentes no país, bem como pela pelas Mesas Receptoras de Votos do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.