15 agosto 2014

Aula inaugural da UNITINS acontece sexta-feira em Araguatins e sábado em Augustinópolis

15 de agosto de 2014 - Folha do Bico


Com o intuito de atender a demanda por ensino superior de qualidade no interior do estado, a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) dá inicio ao seu projeto de expansão universitária com as aulas inaugurais dos novos Campi que acontecem nesta sexta-feira, 15, em Araguatins, no sábado, 16, em Augustinópolis. Com a expansão, serão ofertadas vagas nos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Enfermagem, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Letras e Pedagogia.

“Nossa meta é levar condições dignas de estudo para uma formação universitária estruturada e de qualidade”, ressalta o reitor, Joaber Divino Macedo. O reitor conta ainda que o ano de 2014 tem sido de celebração para a universidade. “Neste ano a universidade comemorou 24 anos de uma trajetória marcada por desafios e vitórias. Prova do potencial e da capacidade que UNITINS possui é chegar neste momento de expansão cumprindo o papel da universidade pública que é ofertar o acesso à formação universitária a todos”.

A forma de ingresso nos novos Campi contou com um vestibular realizado em Araguatins que ofertou 100 vagas, com a recepção voluntária de 970 acadêmicos da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) em Augustinópolis.

Segundo o acadêmico, Kleiton Eduardo Costa, ex-aluno da FABIC, as novas instalações da UNITINS foram aguardadas com muita expectativa pela população. “Nossa região é muito carente. Grande parte da população não tem condição de pagar uma mensalidade de R$ 507,00, por exemplo. É a realização de um sonho cursar uma universidade gratuita com bom conceito educacional”, disse Kleiton.

A viabilização da expansão da universidade contou com uma comissão de estudos, formada por representantes da UNITINS, Procuradoria Geral, Tribunal de Contas, Controladoria Geral, Defensoria Pública do Estado além dos representantes dos municípios escolhidos, que analisou criteriosamente os impactos e a capacidade de estrutura das cidades para receber um novo contingente de alunos, resultando também no desenvolvimento econômico da região.

Entenda

Em 14 de janeiro, deste ano, foi assinada a medida provisória nº 5, que viabilizava a implantação de três novos Campi da UNITINS nos municípios de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. No dia 10 de fevereiro foi divulgado, no Diário Oficial do Estado, o decreto nº 4.981 que instituiu a comissão de estudos. Logo após no dia 27 de março foi publicado no Diário Oficial nº 4.095, a Lei 2.829, que criou definitivamente os novos campi universitários da UNITINS.

UNITINS

Fundada em 21 de fevereiro de 1990 e com 24 anos de tragetória, a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) está diretamente ligada à criação e a implantação do estado do Tocantins.

Atualmente, a UNITINS possui um campus em Palmas, com 04 cursos presenciais – Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistema de Informação, atendendo cerca de 600 alunos; e 12 polos de ensino a distância UAB/UNITINS, ofertando os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Administração Pública e Computação para cerca de 1.500 alunos.

Além dos cursos presenciais a fundação também atua com programas de pós-graduação e extensão, desenvolvendo programas e projetos de pesquisa difundindo saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.