04 julho 2014

Jogo do Brasil altera rotina de bancos, comércio e repartições nesta sexta-feira

Gladys Alves - Publicação: 03/07/2014 07:42 Atualização: 03/07/2014 07:47 - O Imparcial

Lojas da Rua Grande fecham as portas uma hora antes do jogo, às 16h. Comércio 
volta a funcionar somente no sábado (5).

Nesta sexta-feira (4), às 17h acontece mais um jogo do Brasil, uma partida decisiva do Campeonato Mundial. A seleção brasileira avançou para as quartas de final e joga com a Colômbia. A rotina da cidade mais uma vez é alterada.

Apesar de São Luís não ser uma das cidades sede da Copa, a população maranhense se organiza para assistir aos jogos e se adéqua aos horários do jogo.

A técnica em enfermagem Dulce Sousa falouque apesar da correria que enfrenta nos dias do jogo é válido que os serviços sejam suspensos, desde que seja avisado com antecedência para que as pessoas possam se programar, a fim de resolver tudo o que puder. “Se todos os jogos fossem no fim de semana, seria bem melhor, pois assim as repartições públicas em geral, não precisariam interromper o atendimento. Sou a favor de que fechem ou interrompem o funcionamento, desde que não parem os serviços públicos essenciais como transporte, saúde e outros”, falou Dulce.

Em todos os dias de jogos do Brasil, a cidade se agita alguns minutos antes da transmissão das partidas, é uma correria sem fim, trabalhadores apressados e ansiosos para chegar em casa para poder ver a seleção em campo.

Já para a auxiliar de serviços gerais, Hildenê Pereira, com a exceção dos serviços essenciais, tudo deveria ser fechado e voltar somente no dia seguinte, para que todas as pessoas pudessem assistir aos jogos com tranquilidade sem essa correria, pontos de ônibus lotados, filas quilométricas nas agências bancárias e lotéricas.

Saiba como será o funcionamento dos estabelecimentos

Bancos
Os bancos da capital irão fechar mais cedo, com expediente reduzido de 8h30 às 12h30 . A recomendação é baseada na Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, que autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos do Brasil, desde que haja funcionamento mínimo de quatro horas.

Supermercados
Os supermercados não sofrerão alteração de horário, mantendo o funcionamento das 9h às 21h.

Lotéricas
As casas lotéricas irão fechar mais cedo, terão horário de funcionamento alterado, das 08h às 14h.

Rua Grande
As lojas na Rua Grande encerrarão suas atividades uma hora antes do jogo do Brasil e retornam apenas no dia seguinte. De acordo com o Sindicato dos Comerciários, essa é uma decisão particular dos proprietários das lojas, onde podem adaptar o horário de acordo com seus interesses.

Shoppings
O Rio Anil Shopping funcionará em horário diferenciado. Abre às 9h, uma hora mais cedo, e a partir das 16h fica suspenso o atendimento, e 30 minutos após o término do jogo volta a funcionar, tendo suas atividades normais até às 22h.

No Shopping da Ilha o funcionamento será interrompido ás 16h30min e volta às atividades 30 minutos após o término do jogo, encerrando o expediente no horário normal.

O São Luís Shopping irá fechar as lojas e quiosques meia hora antes do jogo. O Hiper Bom Preço e as praças de alimentação funcionarão normalmente. O jogo do Brasil será transmitido nas duas praças em um painel wall e música ao vivo. As lojas reabrem meia hora após o término do jogo.

Serviços Públicos
Os órgãos públicos municipais e estaduais funcionarão apenas um expediente, encerrando as atividades às 13h, retornando somente nos dia seguinte. Porém, os serviços públicos considerados essenciais - como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros - garantirão o atendimento por escalas de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.